Se por um lado temos o Pix, cartões e outros métodos de pagamentos digitais crescendo a passos acelerados no Brasil - o número de cartões de crédito ativos no país, por exemplo, pulou de 98,9 milhões em 2018 para 208,7 milhões no ano passado -, por outro há registro de que os saques de dinheiro em caixas eletrônicos e agências caíram 34% nos últimos três anos.
A digitalização financeira é uma tendência extremamente positiva para o varejo brasileiro, que traz com ela novas oportunidades ao aumentar a oferta de meios de pagamento, com mais segurança e mais comodidade para o consumidor. Mas o uso do dinheiro físico ainda segue firme, principalmente se considerarmos que 16,3 milhões de brasileiros sequer possuem conta em banco.
Lidar com a equação digital x físico também para o dinheiro é uma realidade no país. O que temos acompanhado é que diversos varejistas ainda encontram dificuldades para lidar com ela, seja pela falta crônica de troco (em especial nos pequenos estabelecimentos), seja pelo alto custo da manutenção, segurança e transporte para o banco ou matriz das notas e moedas (em particular no caso dos grandes varejistas). Neste cenário, o Pix Saque e o Pix Troco, por exemplo, são alternativas àqueles que preferem oferecer um serviço a mais para os seus clientes, uma vez que eles podem, junto com a compra (ou mesmo sem comprar nada), pagar de forma digital e receber um dinheiro em espécie para qualquer eventualidade.
Enquanto o Pix Saque permite que todos os usuários realizem um saque em um dos pontos que oferecem o serviço, o Pix Troco disponibiliza ao cliente a opção de receber um valor excedente em dinheiro.
Ambos devem ser habilitados e são soluções que expandem a experiência e conveniência para o cliente - evitando que seja necessário deslocar-se a um caixa eletrônico ou agência bancária, resultando em mais agilidade, facilidade e segurança ao varejista e mais conveniência e flexibilidade para o consumidor.
A Fiserv, líder global em pagamentos e tecnologia financeira, acompanha os avanços da digitalização, sempre investindo para ajudar os varejistas a oferecerem as melhores opções de pagamento a seus consumidores. Clientes Fiserv têm acesso a uma plataforma tecnológica robusta, segura e rápida, além de soluções de pagamento e de gestão inovadoras.
.
Quer ler mais sobre o assunto?
O que falta para o Pix Saque e o Pix Troco estare, em todas as esquinas?
2 anos de Pix: entenda quais foram os avanços no varejo
Siga a gente! Conheça nossas soluções via LinkedIn, Twitter e Facebook e saiba como oferecer a melhor experiência ao consumidor.