Atualmente as transações via Pix P2B (de pessoa para empresas) atingem quase 30% de todas as movimentações do meio de pagamento. No levantamento feito pela Capterra - plataforma de comparação de software -, que investigou a adoção do Pix no varejo físico e online com pessoas de todas as partes do Brasil, apontou-se que:
Pix empata com cartão de débito ou crédito como meio de pagamento preferido no varejo físico com 35% dos respondentes optando pelo método.
No e-commerce, para os respondentes do estudo, o Pix foi escolhido como preferido por 44%. A rapidez é o principal motivo que faz as pessoas optarem pelo Pix no online.
Entre os consumidores de lojas virtuais, 47% se mostraram propensos a abandonar a compra se não tivesse o Pix como opção de pagamento, enquanto 43% dos clientes de lojas físicas fariam o mesmo nas suas transações nesse tipo de comércio.
Na Fiserv, estamos alinhados à agenda do Banco Central (Bacen) em busca de apoiar essa jornada do Pix no varejo: nosso hub de Pix (Pix Saque, Pix Troco, Pix Cobrança) para empresas, inclui soluções agnósticas multi Provedores de Serviços e Pagamento (PSPs) e de rápida implementação, apoiando varejistas em suas vendas e seus negócios.
Dentro do Pix Cobrança, oferecemos a funcionalidade de expiração longa para compras online, disponibilizando ao varejista um tempo maior para o pagamento do cliente quando um QR Code é gerado. Outra funcionalidade é o cancelamento do valor parcial para o e-commerce: funciona quando um pagamento é cancelado e parte do valor é devolvido ao seller correspondente.
Entre os grandes diferenciais do Hub de Pix da Fiserv estão a oferta de Redundância de PSPs, que facilita a conclusão do pagamento com outras instituições bancárias em caso de indisponibilidade de sistema do banco de preferência, e a velocidade na implementação de novas funcionalidades que o BaCen venha a incluir no Pix. Por meio da integração com o SiTef® (Solução Inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), da Software Express, é possível habilitar o Pix no mesmo dia de implementação, a partir de um único desenvolvimento.
Como parte de sua agenda evolutiva, o banco anunciou que o Pix Automático terá o seu lançamento previsto para abril de 2024, inovação que permitirá pagamentos recorrentes automáticos. Empresas de todos os setores - tanto físicas quanto no e-commerce -, poderão receber pagamentos periódicos de forma mais ágil e fácil, além de evitar atrasos nos pagamentos das mensalidades, por exemplo.
Assim como as demais modalidades existentes, o Pix Automático também contribui para ampliar a segurança e reduzir as fraudes para grandes e pequenos negócios e lojas físicas e no e-commerce. A implementação de novos mecanismos de devolução aprimorados garante maior proteção aos usuários. Além disso, os clientes poderão efetuar pagamentos de forma instantânea, sem a necessidade de autenticar cada transação, aumentando a eficiência do processo.
A Fiserv acompanha esse processo em linha às evoluções do mercado. Empenhada em simplificar a movimentação de dinheiro no varejo, oferece um Hub de Pix, a fim de fazer transações de forma mais ágil e prática, economizando tempo e dinheiro das empresas e instituições financeiras, possibilitando maior facilidade com esse meio de pagamento.
Quer ler mais sobre o Pix?
Fiserv permitirá pagamentos com Pix na Argentina
Pix é usado por 3 em cada 4 pessoas para fazer transações semanais
Saiba mais sobre nós e acompanhe as novidades também pelas atualizações da Fiserv nas redes sociais - no LinkedIn, Twitter e Facebook.