Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    • icon
      WhatsApp Pay
      Clientes Fiserv Brasil já podem vender e receber pagamentos no WhatsApp Business
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Lorem

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.
  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

Pesquisa revela hábitos financeiros das gerações Alpha e Z

09.02.2024

Crianças com cartão para fazer pagamento pelo celular

A Fiserv, líder global em pagamentos e tecnologia financeira, destaca em sua pesquisa Carat Insights 2024 - Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos, que a bancarização dos jovens começa antes dos 18 anos. Segundo a pesquisa, 73% dos brasileiros com filhos menores de idade – os nativos digitais, enquadrados na geração Alpha e Z –, já oferecem a eles acesso às instituições financeiras, seja em formato de conta digital (39%), cartão adicional da conta dos pais (24%) ou cartão pré-pago (10%). 

Para os que permitem acesso dos filhos a algum tipo de cartão, 74% querem dar autonomia e ensiná-los como gerenciar seu dinheiro; 48% almejam garantir a segurança do seu próprio cartão, evitando que ele seja utilizado por terceiros; e 46% desejam acompanhar e monitorar as despesas de seus dependentes.  

“Estudar o mercado brasileiro nos permite acompanhar a evolução do comportamento e oferecer as melhores tecnologias e soluções para apoiar estabelecimentos comerciais e instituições financeiras. A realidade mostra que os varejistas precisam estar atentos a esse novo perfil de público, que nasce digital, faz compras com um clique e preza pelo imediatismo. Para este consumidor, inovações tecnológicas como a tokenização podem ser uma grande aliada para melhorar a experiência de compra”, destaca Giuliana Cestaro, Diretora de Produtos Software Express do Brasil na Fiserv.

A pesquisa também aponta que os brasileiros são clientes de 3,4 bancos, em média, em uma proporção equivalente entre instituições digitais (1,6%) e tradicionais (1,8%), e que 18% dos entrevistados se relacionam com cinco ou mais instituições financeiras. Além disso, 97% deles costumam acessar o banco online, enquanto o mobile banking (53%) é a opção mais escolhida na hora de interagir com a instituição. 

Pix é o meio de pagamento preferido dos brasileiros

Como o levantamento do próprio Banco Central já indica, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelo consumidor (92%), seguido por cartão de crédito (76%), débito (74%), dinheiro (69%), boleto (44%), carteiras digitais (27%), cartão de benefício (7%), tag veicular (6%) e cheque (3%). Nove de cada 10 pessoas realizam pelo menos uma transação com o Pix por semana e 32% realizam mais de 10 transações de Pix por mês – porcentagem maior do que a apontada em 2022 (25%). 

A prioridade de escolha do meio de pagamento segue a seguinte ordem: segurança (67%), descontos e promoções (66%), rapidez (64%), possibilidade de parcelamento, (34%), que seja virtual para evitar contato (23%), por sempre utilizar o mesmo (13%) e outro (1%). O Pix é considerado o mais seguro para 60% dos brasileiros, seguido por cartão de débito (40%), débito automático (40%), cartão de crédito (34%), carteiras digitais (30%) e dinheiro em espécie (28%).

Experiência omnichannel

As compras físicas continuam sendo frequentes. Uma vez por semana, 46% dos entrevistados compram presencialmente, enquanto 29% compram pela internet e 22% em lojas que possuem múltiplos canais por semana. A proporção de pessoas que compram em lojas físicas a cada duas semanas é menor (41%) em comparação às compras online (54%) e em lojas integradas (43%). 

O levantamento mostra que seis em cada dez pessoas compram e/ou vendem pelas redes sociais e o Pix (89%) e o cartão de crédito (46%) são os meios mais utilizados para essas compras. “O movimento das redes sociais para integrar o pagamento dentro de suas plataformas facilita para quem compra e quem vende. Esse conceito vem evoluindo a forma de fazer novos negócios e a Fiserv tem a tecnologia necessária para ajudar os clientes a ganharem escala”, comenta Giuliana.

O futuro do dinheiro

Nos próximos dez anos, apenas 2% acreditam que o Pix não vai mais existir, enquanto 5% não acreditam na existência de carteiras digitais, cartão de crédito ou débito. O dinheiro em espécie deve acabar para 17% dos entrevistados, tendo uma sobrevida maior do que a do cheque: para 56%, este meio deve desaparecer na próxima década.

A pesquisa Carat Insights 2024: Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos foi realizada em setembro de 2023, com 600 respondentes com mais de 18 anos e acesso à internet, portadores de cartões de crédito e débito, representando a população do Brasil segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). 

Em um mundo que se move cada vez mais rápido, a Fiserv ajuda seus clientes a oferecerem soluções em sintonia com a maneira como as pessoas vivem e trabalham hoje – serviços financeiros na velocidade da vida. 

Acompanhe mais detalhes da nova pesquisa Carat Insights e conheça outras soluções disponibilizadas pela Fiserv no Brasil, como o ecossistema omnichannel Carat, navegando pelo nosso site, LinkedIn, e Facebook. 

Leia mais sobre o Carat e vendas omnichannel:

Carat completa dois anos com tokenização omnichannel e mais segurança para Pix

Desafios no varejo: como lidar com as trocas no omnichannel

Experiência de compra do cliente: como se manter competitivo

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector