Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Franquias
      Modelos de negócio para inovar ​e revolucionar o mercado de meios​ de pagamento
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Lorem

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.
  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

Tendências do varejo em 2022 terá foco no omnichannel

17.12.2021

Tendências do varejo em 2022 terá foco no omnichannel

A cada ano o varejo brasileiro se moderniza para atender às necessidades do consumidor. Falar sobre essa evolução também é falar sobre como o omnichannel se tornou um dos principais caminhos para o varejo oferecer uma jornada de compras mais facilitada e personalizada, em que não há diferenciação entre a experiência do mundo presencial e digital.

Olhando para os desafios do futuro e para necessidade de escalar resultados nas organizações, a Fiserv, em parceria com o Valor, realizou uma live no dia 15 de dezembro para debater a evolução do varejo brasileiro e o que o varejista pode esperar para 2022.

O evento contou com a participação do vice-presidente de Inovação da Fiserv para a América Latina, Roberto Moron, e do presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles. A principal ideia do encontro foi debater sobre as principais tendências e tecnologias para o omnichannel, meios de pagamento e oferecer insumos para que os empresários se preparem para as vendas no próximo ano, com base na recente pesquisa ‘Carat Insights Projeções para o Varejo 2022’, realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da Fiserv.

O estudo, além de apontar o omnichannel como uma tendência para o futuro, também mostrou que uma boa experiência de compra pode fidelizar o cliente e que a diversidade dos meios de pagamento pode ser uma oportunidade para o varejista.

Sobre oferecer experiências únicas aos clientes, em jornadas fluídas e com a integração de diferentes meios de pagamento, Moron declarou que “essa é uma forma que utilizamos para compartilhar conhecimento e agregar valor aos nossos próprios clientes. A inspiração para realizar essa pesquisa é entender o comportamento na ponta.”

Democratização

A pesquisa buscou entender o que o brasileiro pensa, como ele enxerga o futuro com uma visão para a situação macroeconômica e também um recorte para o seu microambiente e seus sonhos.

Durante o evento, Meirelles complementou a leitura dos dados afirmando que mais de 22 milhões de brasileiros que não compravam por aplicativo passaram a fazê-lo, diante da pandemia. Bem como uma série de empresas que não estavam com seu e-commerce avançado passou a evoluir nessa direção. “Essa conjunção de esforços fez com que a gente crescesse nestes últimos dois anos o que poderia ter demorado quase 15 anos até que o Brasil alcançasse essa maturidade na diversidade de canais.”

A pesquisa contou com 1.500 respondentes com mais de 18 anos e acesso à internet, representando a população do Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Retomada do crescimento

Meirelles ainda observou que o consumidor, hoje, está se sentindo mais responsável pela própria vida e a pesquisa, de fato, traz que 65% dos brasileiros estão otimistas com o rumo que suas vidas devem seguir em 2022.

Além disso, mais da metade (52%) estão otimistas com sua situação financeira para o próximo ano. O dado é ainda mais relevante pelo fato de quase 7 a cada 10 brasileiros (69%) afirmarem que são organizados financeiramente, conhecem bem cada um dos seus gastos e quanto eles representam do orçamento.

Já Moron apontou uma tendência complementar: os varejistas passaram a explorar outros canais de venda, dos digitais aos presenciais, propondo novos modelos de delivery, de garantia da venda, de substituição do produto, e tudo isso dá ao consumidor uma experiência de compra muito melhor.

“Ao mesmo tempo o desafio se torna maior, esse movimento aumenta a complexidade para o varejo, que agora precisa gerenciar múltiplos canais, recebendo pedidos e pagamentos. A Fiserv desenvolveu uma plataforma omnichannel chamada Carat, que permite ter uma experiência de pagamento pelos vários canais que você utiliza ao fazer uma compra”, explicou.

O executivo ainda destacou que o aumento dos meios de pagamento e da experiência dos consumidores torna a conciliação dessas informações um fator crucial para o estabelecimento comercial realizar e controlar todas essas transações.

Durante o evento, os participantes ainda discutiram sobre as exigências do novo perfil de consumidor, como a pandemia acelerou esse processo em diferentes setores – do agronegócio até a hotelaria, passando pela segurança dos meios de pagamento para quem compra e quem vende, os desafios de integração dos diferentes canais e a automação comercial.

Todas as dicas para quem está pensando em integrar o online e o offline foram exploradas, juntamente com as prioridades para as empresas que desejam se tornar omnichannel. Para conferir mais detalhes, acesse aqui e assista a live na íntegra, disponível no Youtube.

Últimas publicações

Cartão de crédito representando o serviço de emissão de cartões da Fiserv, Vision Next
Tendências, Produtos

Vision Next: a nova era da emissão de cartões com tecnologia Fiserv

Mulher usa a calculadora de um celular sentada à uma mesa no seu restaurante com o computador aberto e vários papeis
Inteligência Financeira

10 erros comuns na gestão financeira de negócios e como evitá-los

Interior de uma Loja Clover com revestimento em madeira e modelos da Clover expostos
Produtos, Mercado e Varejo

Loja Clover: Fiserv apresenta franquia física para transformar o varejo com inovação e tecnologia - Fiserv

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector