Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Capital de giro
      Crédito rápido, flexível, simples de contratar e feito sob medida para diversos tamanhos de operação
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Franquias
      Modelos de negócio para inovar ​e revolucionar o mercado de meios​ de pagamento
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      SiTef
      Solução robusta com alta disponibilidade e agilidade nas transações para atender aos mais variados perfis de negócio.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Crédito rápido, flexível, simples de contratar e feito sob medida para diversos

    tamanhos de operação

    Lorem

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

Carat Insights: Confira as tendências dos meios de pagamentos

13.03.2023

Carat Insights: Confira as tendências dos meios de pagamentos

A ideia de que o cliente tem sempre razão surgiu no início do século passado, eternizada por grandes varejistas da época como Harry Selfridge, da rede Selfridge, e Marshall Field, criador da famosa loja de departamentos de Chicago adquirida pela Macy 's em 2005.

Por mais que a máxima tenha sido colocada à prova logo em seguida, até hoje ela permeia o varejo em todo o mundo, como sinônimo de que o atendimento deve ser treinado para nunca deixar o consumidor insatisfeito ou decepcionado e para ouvir suas queixas e dúvidas com atenção.

Clichê ou não, o próximo dia 15 de março marca mais um Dia do Consumidor e a verdade é que, sem ele, nenhum negócio teria sucesso. E para o consumidor mais exigente e consciente do século 21, a experiência que ele tem com a sua marca conta muito. Grande parte dessa experiência vem de como ele conclui sua compra, ou quantos passos precisa para concluí-la. 

É importante entender como eles pagam para oferecer a melhor experiência apoiando os estabelecimentos comerciais com as melhores soluções de pagamento. Na Era da hiperpersonalização, as preferências sobre a forma de pagar fazem parte fundamental do pacote.

Fato é que o brasileiro está cada vez mais deixando os meios tradicionais de pagamento (em dinheiro, boleto ou cartão físico de débito e crédito) e migrando para o digital. Carteiras digitais, Pix e QR Code são hoje as formas de pagamento mais adotadas pelos brasileiros, como mostra a pesquisa “Carat Insights Tendências dos Meios de Pagamento para 2023". 

Nos próximos 10 anos, segundo o levantamento, o Pix continuará sendo o meio de pagamento preferido pelos brasileiros: 91% dos consumidores acreditam que ele será a forma mais comum de pagar contas e produtos, seguido por carteiras digitais (82%) e leitura de QR Code (81%).

Na contramão, dinheiro em espécie não deve mais ser tão utilizado na próxima década para 57% dos entrevistados, seguido pelo pagamento “na boca do caixa” (46%), pelos cartões que precisam ser inseridos na maquininha (41%) e pelas Transferências Eletrônicas (TED ou DOC, com 36%). 

Em apresentação recente, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que nove milhões de pessoas abriram contas bancárias para usar o Pix. Para o varejo, essas constatações trazem a necessidade de repensar canais de compras e meios de pagamento para melhor acomodar as mudanças dos hábitos de consumo oferecendo mais agilidade no checkout, novas opções de pagamento agregando conveniência, valor e segurança. 

Com a plataforma Carat da Fiserv, o varejista consegue proporcionar experiências envolventes, simples de executar e que aprimorem a jornada do cliente, sendo uma delas a unificação dos canais de compra para que ele não perceba que está passando pelo pagamento.

Pela plataforma, quando o consumidor compra na loja física, suas informações são tokenizadas e ao comprar na mesma loja de forma online, seus dados são reconhecidos, algo que facilita o processo e simplifica o checkout. Isso torna a jornada do consumidor mais fluida, ajudando na sua impressão positiva da marca. 

Na Fiserv, você tem acesso ao Carat e suas funcionalidades para o varejo de forma ágil e simples. 

Siga a gente no LinkedIn, Twitter e Facebook e saiba como oferecer a melhor experiência ao consumidor.

Últimas publicações

Homem usa calculadora na mesa do escritório para calcular redução de custos da empresa
Inteligência Financeira

10 estratégias de redução de custos para sua empresa

Plenária do Forum Fiserv Latam 2025 no Rio de Janeiro
Tendências, Institucional

Fiserv Forum Latam 2025: tendências que vão transformar o setor financeiro e varejista

Cristo Redentor iluminado em laranja para celebrar o Fiserv Forum Latam 2025
Institucional

Fiserv Forum Latam chega ao Brasil pela primeira vez

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector