O Pix já se consolidou como um dos principais meios de pagamento quando falamos de transações entre pessoas físicas. Segundo o Banco Central (BC), o sistema já é usado por 71% da população, com 380 milhões de chaves registradas. Embora esse fenômeno tenha transformado o modo como o brasileiro realiza pagamentos, ainda há um grande potencial para o sistema avançar, especialmente no varejo, já que as transações de pessoas para empresas ainda representam 17% das operações.
Para os varejistas, é essencial oferecer múltiplos meios de pagamento que atendam o novo comportamento do consumidor, por isso, preparamos algumas dicas importantes sobre como incluir o Pix na estratégia do seu negócio.
Por que aderir o meio de pagamento
O Pix chegou para mudar o comportamento dos consumidores e conseguiu! Com a pandemia e o isolamento social, o processo de digitalização do brasileiro foi acelerado e o Pix foi um grande protagonista desse processo. Após um ano do seu lançamento, pesquisas já mostram que ele se destaca entre os meios de pagamentos preferidos de quase um quarto da população. Além disso, as transações com Pix vem crescendo em ritmo alto, ao redor de 30% ao mês, mostrando que essa é uma grande oportunidade para o varejo. A criação de novos produtos como o Pix Saque e o Pix Troco; além de Pix Parcelado e o Pix Por Aproximação – próximos lançamento do Banco Central, prometem acelerar este avanço e contribuir para o potencial democrático que é natural à solução. Você não pode ficar de fora!
Como integrar o Pix para facilitar o controle de vendas
Um dos grandes desafios do Pix para o varejo é a questão da integração. Para acelerar a aceitação do Pix pela automação comercial, os varejistas precisam contar com uma solução que traga, de maneira simplificada e com agilidade, um parceiro que aceite diferentes Provedor de Serviço de Pagamento (PSPs).
Para contar com essa liberdade de escolha, a Fiserv oferece uma plataforma de serviços agnósticos que integra as APIs de recebimento dos bancos às principais automações comerciais do mercado brasileiro, sendo possível integrar a solução ao SiTef® (Solução Inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos).
Esse hub integrador de múltiplos Pix tem capacidade para conectar mais de 130 mil estabelecimentos comerciais, integrando mais de 400 mil pontos de venda (PDV) e um milhão de terminais móveis. O #Pix do #SiTef conecta diversas instituições financeiras e fintechs e está homologado com as principais software houses no Brasil.
Iniciadores de pagamento para o e-commerce
Para impulsionar a utilização do Pix, instituições autorizadas pelo BC na terceira fase do Open Banking poderão oferecer o serviço de iniciação de pagamento e acabar com o Pix “copia e cola”, aquele em que o cliente precisa copiar um código e entrar no app de seu banco para concluir a transação. A novidade evita que o consumidor seja interrompido durante a compra. O serviço vai facilitar a jornada do cliente, principalmente no e-commerce, já que a proposta é que o usuário seja direcionado para a tela de autenticação no app do seu banco, ganhando mais agilidade e uma experiência fluida e com menos etapas. Assim que houver as definições sobre o iniciador, como as tecnologias da Fiserv são modulares, será possível oferecer essa novidade ao mercado com agilidade. Acompanhe as novidades do #Pix do #SiTef por aqui.