Interagir, integrar e otimizar. Esses são alguns dos termos usados no dia a dia de quem trabalha no varejo. Expressões que se tornaram ainda mais presentes com os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, quando a integração de todos os canais de venda foi acelerada. Mas o que é preciso para, efetivamente, interagir e integrar consumidores, otimizando o processo de vendas?
Uma das estratégias de vendas mais eficazes é adotar uma abordagem cross channel, que permite atingir e interagir com os consumidores em vários canais diferentes – como lojas virtual e física, blog, redes sociais e e-mails. O que pode aumentar o faturamento e fidelizar clientes.
O objetivo não é transformar o e-commerce em concorrente da loja física, mas combinar esforços nas plataformas de vendas. Sabe aquela história de comprar o produto em um site e retirar na loja? Isso é um exemplo de cross channel.
Mais que isso, trata-se do refinamento das informações sobre o público para trabalhar com uma comunicação direcionada ao cliente, o que deve proporcionar uma melhora na experiência do usuário, otimizar resultados no cross device e direcionar melhor as ações em redes sociais, hoje fundamentais para qualquer varejista.
Ser multicanal também é um diferencial para atender a crescente demanda dos consumidores por compras rotineiras, oferecendo opções para comprar on ou off-line. A pesquisa mais recente da Fiserv mostra que parcela considerável dos consumidores compram online, semanalmente, medicamentos (20%), roupas (12%) e entretenimento (17%), como games, shows, filmes, peças de teatro, streaming. A frequência aumenta ainda mais nas compras mensais, com 34%, 22% e 27% para as mesmas categorias, respectivamente.
A pesquisa ainda aponta que dois em cada três participantes autoavaliam que dedicam muitas horas ao uso do smartphone. De 18 a 44 anos de idade, esta proporção é ainda maior (75%).
Outro relatório, da Ebit/Nielsen, mostra que do total de vendas no e-commerce em 2020, 55,1% ocorreram em celulares. O que representa um faturamento de R$ 45,9 bilhões, alta de 79% em relação a 2019 e 176% sobre 2018. Este canal gerou 106,6 milhões de pedidos, 56% a mais do que no ano anterior.
Para a Fiserv, os varejistas precisam estar conectados às transformações constantes do mercado para que possam expandir suas frentes de atuação e, com isso, agregar valor às suas marcas e negócios. Atenta a esta necessidade do setor, a oferecemos ferramentas tecnológicas capazes de se adaptarem a qualquer tipo de plataforma.
Adequamos a necessidade do cliente e passamos a mesma linha de comunicação em todos os canais adotados pela empresa. Ou seja, um canal apoia o outro, criando uma grande rede de marketing.
Resultado? Aumento das vendas; maior alcance, atingindo os consumidores ideais; melhora no engajamento da marca; e a possibilidade de conhecer mais e melhor o público-alvo.