A omnicanalidade é uma tendência cada vez mais presente no varejo, ganhando destaque não apenas nas grandes empresas, mas também nos pequenos e médios negócios. Segundo a pesquisa Fiserv Insights, em parceria com o Sebrae-SP, realizada com 1.308 empreendedores do Estado de São Paulo, as empresas estão cada vez mais adotando uma estratégia multicanal para interação e comercialização de produtos e serviços.
A pesquisa aponta que o WhatsApp é amplamente utilizado por 73% das empresas para interação e 62% para vendas. As redes sociais também desempenham um papel significativo: 61% as utilizam para interação e 36% para vendas, com destaque para Instagram (91% para interação e 89%, para vendas) e o Facebook (82% para interação e 62%, para vendas)
Para 49%, o atendimento presencial ainda é a melhor opção para interagir com o cliente e 56%, para vendas. Além disso, 37% das empresas utilizam seus próprios sites para interação e 31% para vendas.
Jornada de pagamento
Por outro lado, o WhatsApp Pay ainda é desconhecido por 35% dos entrevistados, sendo utilizado por apenas 8%. Outros 25% conhecem e planejam usar, enquanto 31% têm conhecimento, mas não planejam adotá-lo.
Apesar do QR Code ser conhecido por 94% das empresas, 41% não o utiliza. Já a tecnologia Tap on Phone é desconhecida por 58% dos empreendedores: apenas 6% conhecem e 3% utilizam.
Omnichannel na Fiserv para todos os negócios
Para levar conhecimento sobre novas tecnologias de pagamentos e aprimorar os negócios, a Fiserv oferece soluções para suportar os pequenos e médios negócios em todos os seus canais, seja impulsionando as vendas, ou aprimorando as experiências de compra. Tecnologias voltadas para a adquirência amplificam os meios de pagamento, oferecem uma melhor gestão do negócio e garantem maior flexibilidade.
A Fiserv atua com tecnologias avançadas para melhorar a experiência dos varejistas. Saiba quais são as soluções Fiserv disponibilizadas no Brasil navegando pelo site e acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, e Facebook.
Leia mais em:
Pequenos negócios de SP podem crescer com pagamentos digitais
Conheça o Smart POS e o Tap on Phone da Fiserv
Carat completa dois anos com tokenização omnichannel e mais segurança para Pix