Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    • icon
      WhatsApp Pay
      Clientes Fiserv Brasil já podem vender e receber pagamentos no WhatsApp Business
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Lorem

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.
  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

Brasileiros adotam novos meios de pagamento nas compras

20.02.2023

Brasileiros adotam novos meios de pagamento nas compras

Se você é da geração do smartphone, provavelmente nunca viu uma plaquinha que costumava ser fixada na parede atrás do caixa dizendo “não aceitamos fiado”. Durante décadas, antes das possibilidades abertas pela internet e quase sem cartões de crédito, a única forma de compra era presencial e basicamente utilizando dinheiro ou cheque - as opções de crédito eram o “pré-datado”, cheques com datas futuras e pouco comum para pequenos valores, o crediário (ainda usado hoje) e a venda “fiada” na caderneta, baseada na confiança que o varejista tinha do cliente para que ele pagasse posteriormente.

Hoje, o cartão de crédito é o principal meio de parcelamento de compra dos consumidores. Em 2022, as transações em cartão totalizaram 3,31 trilhões de reais, com aumento de 24,6% em relação a 2021. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Mas em um mercado com um crescente leque de opções de canais e de métodos de pagamentos, é de se esperar que os consumidores passem também a utilizar outras maneiras de fazer compras ou pagar.

Segundo pesquisa da ‘Carat Insights - Tendências dos Meios de Pagamento para 2023’, 73% dos consumidores mudaram a forma de fazer compras ou pagar no último ano. As principais mudanças foram comprar mais vezes em lojas online (77%) e incorporar novos meios de pagamento (42%).

Nos últimos dois anos, o Pix e a carteira digital aceleraram ainda mais essa mudança de comportamento nas compras e nos pagamentos. Em 2022, a modalidade de pagamento instantâneo movimentou 10,9 trilhões de reais em 2022, segundo levantamento do Banco Central (BC).

Já as carteiras digitais estão presentes nos celulares de 61% dos brasileiros, sendo praticidade e confirmação instantânea como principais critérios de preferência para os consumidores. Os dados são da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Nesta onda de diversidade de meios de pagamento e de canais de compra (e-commerce, redes sociais e lojas físicas), vence quem oferecer mais conveniência, praticidade e segurança ao cliente.

O consumidor, com mais opções e facilidades, quer encontrar uma jornada de compras suave, sem obstáculos, podendo optar agilmente por diversos canais de compra, de recebimento do produto ou serviço e, também, pelos meios de pagamento. Assim, é essencial que o varejista ofereça o maior número possível de opções para os seus clientes.

Acompanhando essa tendência, a Fiserv apoia a transformação digital do varejo e a unificação de experiências omnichannel de nossos clientes. A empresa oferece ao mercado, com ótimo desempenho, o ecossistema omnichannel Carat, com soluções prontas para ajudar empresas a impulsionarem seus negócios, vendas e experiências de compras.

Conheça nossas soluções em Fiserv e siga a gente no Linkedin, Twitter e Facebook para acompanhar as novidades da empresa.

Últimas publicações

Imagem abstrata remete à tecnologia mostrando números e gráficos em meio a luzes
Press Release, Institucional

Fiserv firma acordo para aquisição da fintech brasileira Money Money

Mulher fazendo planejamento financeiro
Curiosidade

Planejamento financeiro para 2025: melhores dicas para organizar as finanças do seu negócio

Logo de Clover, que é um trevo de quatro folhas na cor verde
Press Release

Fiserv lança Clover, ecossistema de pagamentos, no Brasil

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector