Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Capital de giro
      Crédito rápido, flexível, simples de contratar e feito sob medida para diversos tamanhos de operação
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Franquias
      Modelos de negócio para inovar ​e revolucionar o mercado de meios​ de pagamento
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      SiTef
      Solução robusta com alta disponibilidade e agilidade nas transações para atender aos mais variados perfis de negócio.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Crédito rápido, flexível, simples de contratar e feito sob medida para diversos

    tamanhos de operação

    Lorem

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

E-commerce de alimentos e bebidas cresce 82,8% em 2022

26.05.2023

E-commerce de alimentos e bebidas cresce 82,8% em 2022

*Por Giuliana Cestaro, diretora de Produtos e-commerce da Fiserv Brasil

É inegável que o e-commerce brasileiro continua crescendo, mesmo após uma desacelerada ano passado. De acordo com pesquisa realizada pela NielsenIQEbit, o faturamento chegou a 262,7 bilhões de reais em 2022, alta de 1,6% em relação ao ano anterior. Apesar do crescimento bem abaixo da inflação (que foi de 5,79%), depois de anos de altas de duplo dígito durante a pandemia, o valor representa um recorde para o setor. 

O estudo da Nielsen|Ebit mostra outro dado muito interessante sobre o mercado brasileiro: a cesta de Alimentos e Bebidas saiu da sexta posição no ranking para o terceiro lugar em número de pedidos. O segmento foi o que mais contribuiu para a alta geral de pedidos no e-commerce. De acordo com a pesquisa, o grupo teve a maior variação, com crescimento de 82,8% em 2022, na comparação com o ano anterior. O crescimento acelerado da categoria só reforça sua importância para o varejo digital e nos vislumbra um cenário de grande potencial de crescimento.

A pesquisa traz outro dado positivo para o setor: a maior parte dos consumidores digitais brasileiros tem mais de 35 anos, segundo o levantamento. A representatividade dessa faixa cresceu ao longo do ano de 2022 e soma mais de 68% do público total. Esse perfil compra, principalmente, Alimentos e Bebidas, itens de Casa e Decoração, Construção e Ferramentas, Eletrodomésticos e gastos com Saúde.

Por onde quer que olhemos, os números são animadores. No último trimestre, o setor de foodservice, alimentação fora do lar, movimentou 56,5 bilhões de reais no Brasil, segundo o estudo Crest, realizado em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB) e Mosaiclab. Os valores representam um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2021 e de 1% em relação a 2019. Em 2022, 16% dos pedidos foram feitos por delivery, enquanto esse número era de 9% até 2019. Pedidos feitos exclusivamente via aplicativos cresceram mais de 1.000% em relação a 2016, e já são o dobro do pré-pandemia, mostrando que o delivery e os canais digitais consolidam seu espaço, facilitando a vida dos consumidores. 

Outra característica desse setor é a omnicanalidade – este foi historicamente um dos primeiros mercados a investir em canais alternativos de venda fora do ambiente físico. O consumidor que tem uma experiência positiva no restaurante tende a pedir no delivery da marca e vice-versa – e, nos últimos anos, além do tradicional telefone, os pedidos podem ser feitos por mensagens instantâneas, sites do restaurante e em aplicativos de entregas. Investir cada vez mais em tecnologias e canais é fundamental para que o setor de alimentos e bebidas tenha espaço para ganhar escala e aumentar as vendas – sem esquecer de um possível aporte em logística, para possibilitar que seus produtos cheguem a outras regiões do país.

É importante que o setor tenha ciência de que ainda há lugar para atrair novos consumidores e que o comércio eletrônico tem uma grande capacidade para novas dinâmicas de consumo. Claro que há novos desafios, mas vemos uma habilidade de adaptação e reinvenção do segmento. 

Últimas publicações

Homem usa calculadora na mesa do escritório para calcular redução de custos da empresa
Inteligência Financeira

10 estratégias de redução de custos para sua empresa

Plenária do Forum Fiserv Latam 2025 no Rio de Janeiro
Tendências, Institucional

Fiserv Forum Latam 2025: tendências que vão transformar o setor financeiro e varejista

Cristo Redentor iluminado em laranja para celebrar o Fiserv Forum Latam 2025
Institucional

Fiserv Forum Latam chega ao Brasil pela primeira vez

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector