Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Lorem

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.
  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

E-commerce cresce: 6% dos brasileiros compram só online

25.08.2023

E-commerce cresce: 6% dos brasileiros compram só online

Os consumidores brasileiros aderiram definitivamente às compras em ambientes virtuais, o que só reforça a importância de os varejistas incluírem estratégias omnichannel – a venda por múltiplos canais de forma integrada – em seus planos de negócios. Lançado durante o Fórum E-Commerce Brasil 2023, o estudo “E-commerce Trends 2024”, do Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostra que 62% dos consumidores realizam de duas a cinco compras online por mês. 

Uma parte dos entrevistados – 6%, segundo a pesquisa – só fez compras virtuais nos últimos seis meses, e mais da metade (58%) prefere esta modalidade. Os brasileiros dividem seus gastos entre sites e lojas virtuais de marcas próprias (63%) e marketplaces (60%), enquanto os apps de marcas próprias apresentam uma menor adesão (49%), apesar do apelo de descontos e promoções exclusivas embutidos. As principais razões para comprar online são: preços mais baixos do que os das lojas físicas (58%), a praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e maior incidência de promoções (56%).

A pesquisa ainda mostra que, apesar de o e-commerce ter se tornado mais popular há cinco anos, foi no ano passado em que 64% dos entrevistados começaram, de fato, a comprar com mais frequência na internet, em busca de uma experiência de compra mais simplificada. Para 65%, é importante buscar informações nas redes sociais sobre o produto antes de finalizar o pagamento – e a grande maioria, 92%, já deixaram de realizar uma compra ao desconfiar que poderia ser um golpe.

A adesão das marcas à omnicanalidade se torna cada vez mais essencial e temos falado bastante sobre o assunto. Oferecer mais de um canal de vendas, aliado a soluções que otimizam processos, evitam indisponibilidades de sistema e impulsionam vendas dos varejistas, pode ser um grande diferencial para os resultados. E não estamos só falando de lojas físicas, sites e aplicativos. A lista de outros canais de venda pode incluir redes sociais, e-mail, WhatsApp e até o call center, como suporte às vendas.

O cenário favorável e em evolução requer, por parte das empresas, um esforço para atender às preferências do consumidor, garantindo a ele uma jornada de compras mais ágil, transparente, simples e satisfatória. O Carat, ecossistema omnichannel da Fiserv que acaba de completar dois anos no Brasil, é uma das plataformas que oferecemos para viabilizar essa estratégia. Ele oferece soluções prontas de altíssima disponibilidade e robustez para ajudar o varejo a impulsionar negócios, vendas e experiências de compras, divididas em quatro módulos (vendas presenciais, vendas online, conciliação e antifraude) integrados em uma única plataforma de gerenciamento, sem limite de sistemas e fronteiras entre o físico e o digital.

Um diferencial exclusivo do Carat para melhorar a experiência do consumidor é a tokenização omnichannel, seja por meio do token de gateway ou token de bandeira. Isso significa que o cliente que cadastrou seu cartão de crédito em uma loja que ofereça esse recurso não precisa informar todos os seus dados de pagamento novamente em uma compra online da mesma marca, ou então cadastrar os dados de um novo cartão quando o original vencer – evitando, assim, o abandono de carrinho e permitindo a oferta de promoções e planos de fidelização, além de aumentar a segurança das transações digitais.

Leia mais sobre vendas online:

Alimentos e Bebidas: oportunidades para o e-commerce

E-commerce mais seguro: como mitigar fraudes

Prepare sua empresa para as datas sazonais do segundo semestre

Conheça o Carat e descubra como a Fiserv pode ajudar os negócios a entrarem na era do omnichannel e acompanhe a gente no LinkedIn, Twitter e Facebook para saber como oferecer a melhor experiência ao consumidor. 

Últimas publicações

Imagem abstrata remete à tecnologia mostrando números e gráficos em meio a luzes
Press Release, Institucional

Fiserv firma acordo para aquisição da fintech brasileira Money Money

Mulher fazendo planejamento financeiro
Curiosidade

Planejamento financeiro para 2025: melhores dicas para organizar as finanças do seu negócio

Logo de Clover, que é um trevo de quatro folhas na cor verde
Press Release

Fiserv lança Clover, ecossistema de pagamentos, no Brasil

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector