Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    • icon
      WhatsApp Pay
      Clientes Fiserv Brasil já podem vender e receber pagamentos no WhatsApp Business
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Lorem

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.
  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

Três tendências omnichannel transformam farmácias no Brasil

02.08.2022

Três tendências omnichannel transformam farmácias no Brasil

Em 2021, as maiores redes de farmácias do País faturaram R$ 2,8 bilhões em operações de delivery e e-commerce, alta de 56,8% em relação a 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que reúne 26 redes associadas. Esse resultado confirma que a transformação digital está caminhando e se mantendo em movimento no setor, que prevê a chegada do Brasil à lista dos Top 5 maiores mercados da indústria farmacêutica no próximo ano.

Além disso, os dados de faturamento refletem o rápido e, em alguns casos, forçado amadurecimento das vendas digitais dos grandes players do varejo farmacêutico, em razão da pandemia. Nos últimos anos, observa-se três tendências nesse setor:

  • Omicanalidade das drogarias, em que se oferecer vários canais de compra ao consumidor como sites e aplicativos de celular além da compra presencial. Em uma experiência sem barreira entre a operação digital ou presencial, por exemplo, comprar pelo aplicativo e passar para retirar sua compra (click&collect). Ou ainda, frente a uma falta de um determinado produto, o cliente compra na loja e recebe em casa (prateleira infinita).
  • Com o incremento do portfólio com produtos de higiene e beleza e os medicamentos que não exigem prescrição médica (OTCs); algumas redes de farmácia começam a estruturar seu negócio se posicionando como um marketplace para que o seu cliente tenha a experiência mais completa. Muitas vezes, esses modelos de negócio alteram a dinâmica de mercado e passam a contar com os fabricantes como “sellers”. A drogaria passa a ser o único intermediário entre o fabricante e o cliente final.
  • Programas de incentivo, pontos de fidelidade, descontos direto de laboratório farmacêutico: cada vez mais quem desenvolve as estratégias de marketing e relacionamento precisam estar integrados com parceiros de automação comercial para que a experiência do consumidor seja fluida, mas que haja retenção.

De forma geral, o varejo tem acelerado investimentos em transformação digital e em diversas frentes, conforme sinalizado do estudo “Transformação Digital de Varejo e Consumo”, publicado este ano, pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo em parceria com Oasis Lab Innovation Space, 87% das empresas afirmam ter ações de transformação digital em seus negócios. O levantamento mostra que as principais áreas de investimento são em omnichannel (41%) e o e-commerce (21%), refletindo uma forte preocupação com a implementação de vendas online e a experiência do consumidor.

Para o varejista, acontece a integração de todos os canais utilizados por sua empresa em uma API única de acesso, conectando lojas físicas, virtuais e consumidores de forma prática e simultânea. A estratégia omnicanal é fundamental para proporcionar melhores experiências de compra e fidelizar seus consumidores.

Nesse novo desenho de mercado, as drogarias fazem o uso de tecnologias que unem as operações do offline com as do online como o Carat, para disponibilizar pagamentos em qualquer canal e realizar transações em qualquer dispositivo, integrar canais de vendas presenciais e online, oferecer diversos métodos de pagamento, ter a aceitação das principais carteiras digitais, vouchers e private label. E, nos bastidores, essa experiência conta ainda com um olhar sobre a segurança da transação – com protocolos como PCI e 3 DS – ferramentas de prevenção à fraude e uma gestão inteligente do negócio que oferece módulos de conciliação para  automatizar processos.

Converse com a Fiserv e entenda as oportunidades de levar mais inteligência ao seu negócio do setor farmacêutico com o Carat, ecossistema omnichannel, e o SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos).

Últimas publicações

Imagem abstrata remete à tecnologia mostrando números e gráficos em meio a luzes
Press Release, Institucional

Fiserv firma acordo para aquisição da fintech brasileira Money Money

Mulher fazendo planejamento financeiro
Curiosidade

Planejamento financeiro para 2025: melhores dicas para organizar as finanças do seu negócio

Logo de Clover, que é um trevo de quatro folhas na cor verde
Press Release

Fiserv lança Clover, ecossistema de pagamentos, no Brasil

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector