
O ecossistema de pagamentos está em processo de revolução há um tempo. A combinação entre novas opções de compra, alta demanda por conveniência e avanços na tecnologia está tornando o varejo mais dinâmico e desafiador. Nesse cenário, empresas que se apegarem a modelos tradicionais correm o risco de ficar para trás, e as que apostam em inovações terão a chance de fortalecer suas marcas e liderar essa nova era.
Na Fiserv, a tecnologia de pagamentos é muito mais que uma ferramenta que movimenta o dinheiro, mas também um motor de transformação.
A experiência do cliente como diferencial competitivo
Na busca de prosperar nesse cenário de inovações, é essencial que as empresas pensem além de uma simples transação. A experiência do cliente precisa estar no centro da estratégia de pagamentos, oferecendo jornadas mais integradas, consistentes e personalizadas em todos os canais de vendas (físicos e digitais).
A Fiserv traz algumas iniciativas para criar soluções escaláveis para os clientes que se diferenciam do mercado. Entre elas estão:
Integração entre domicílio bancário e comércio, oferecendo serviços financeiros diretamente na jornada de compra para estreitar o relacionamento com o cliente.
Uso de carteiras digitais, por exemplo,trazem agilidade e benefícios para os consumidores e comerciantes.
Também, há comprometimento em facilitar o acesso dos clientes a novas soluções, acelerando o lançamento de serviços com uma jornada mais simples e eficiente.
Dados como ferramenta estratégica de crescimento
Pagamentos são muito mais que um fim, mas um ponto de partida estratégico. As soluções da Fiserv trazem um espaço único entre o varejo e o sistema bancário, o que nos permite utilizar dados de forma inteligente para gerar valor real. Essas informações são utilizadas para:
Otimizar as taxas de autorização e reduzir fraudes no ponto de compra.
Aumentar a taxa de aprovação ao compartilhar dados como geolocalização e ID de dispositivos com emissores.
Reduzir custos operacionais e impulsionar receitas com decisões mais inteligentes e personalizadas.
Mudanças no pensamento estratégico
A transformação no setor de pagamento exige uma nova forma de pensar, que vai além da tecnologia. O uso inteligente de dados, aliado a parcerias estratégicas e uma visão voltada ao futuro, torna-se essencial para lidar com a complexidade do cenário atual e conquistar relevância no mercado futuro.
Há uma necessidade de trazer inovação, colaboração e tecnologia, assim, é possível transformar desafios em oportunidades reais de crescimento.
Quer se aprofundar mais em temas como este? Navegue no site da Fiserv. Siga-nos também no LinkedIn e acompanhe nossos insights exclusivos.
Leia mais sobre estratégias de negócios e tecnologia:
Planejamento financeiro para o varejo: como se preparar para o futuro?
Cinco estratégias para melhorar a performance da sua marca
Como os meios de pagamentos digitais contribuem para a sustentabilidade no varejo