Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    • icon
      WhatsApp Pay
      Clientes Fiserv Brasil já podem vender e receber pagamentos no WhatsApp Business
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Lorem

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.
  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

Como a digitalização dos pagamentos está impactando o varejo

08.09.2021

Como a digitalização dos pagamentos está impactando o varejo

Por Rogério Signorini*

Quando o Banco Central (BC) lançou o Pix, em novembro do ano passado, o objetivo era certo: oferecer uma opção segura, rápida e sem custos ao consumidor na hora de realizar suas transações financeiras. A meta foi alcançada com êxito e, hoje, o Pix tem presença consolidada entre a população. Com nove meses de existência, o sistema apresenta 242 milhões de chaves cadastradas, 1,547 bilhão de transações realizadas e uma movimentação financeira de R$ 1,109 trilhão, segundo dados de maio do BC.

No último Dia dos Pais, em 8 de agosto, o sistema de pagamentos bateu recorde: na antevéspera da data, o número de transações realizadas em um único dia alcançou R$ 40,4 milhões, entre pagamentos e transferências, com movimentação financeira de R$ 24,8 bilhões. Foi a primeira vez que o número ficou acima dos 40 milhões em um único dia.

A tendência é que este número cresça ainda mais. De acordo com a pesquisa Experiência Brasileira com Serviços Financeiros, realizada recentemente pela Fiserv, o Pix de fato está entre os meios de pagamento favoritos do brasileiro. Metade da população respondeu que prefere o Pix (22%) e os cartões de crédito e débito (28%) – por aproximação, chip e online – para realizar transações. Além disso, o Pix foi apontado como o meio de pagamento mais seguro em 66% das respostas.

A pandemia de Covid-19 também teve papel decisório para o sucesso do Pix. O uso de dinheiro em espécie, por risco de contágio com coronavírus, foi bastante reduzido. O que deu mais espaço para meios digitais. Na mesma pesquisa, apenas 8% dos respondentes preferem as cédulas para efetuar o pagamento.

Relatório da Ebit|Nielsen e do Bexs Banco mostra que a pandemia e o isolamento social impulsionaram o e-commerce, que cresceu 41% em 2020, faturando R$87,4 bilhões. As projeções para 2021 também são animadoras: as vendas devem crescer 26%, atingindo um faturamento de R$110 bilhões.

A tendência é certa: a transição do pagamento em dinheiro para pagamentos eletrônicos, muito acelerada pelo fornecimento eletrônico do auxílio emergencial para a pandemia e o sucesso do PIX, deve manter-se e aumentar, mesmo após voltarmos ao “antigo normal”.

Neste mundo cada vez mais digital, comerciantes, varejistas e empreendedores precisam adaptar-se aos novos hábitos dos consumidores. É necessário traçar diferentes estratégias para alcançar o público e acompanhar o mercado, integrando os mundos físico e online. O Pix, sem dúvida, é uma das modalidades que devem estar no radar para isso, mas não a única. A tecnologia deve conviver simultaneamente com outras formas de pagamento, como recorrência, tokenização e link de pagamento para vendas via redes sociais e aplicativos de mensagem, além das tradicionais maquininhas de cartão (terminais POS), que mantêm sua relevância no varejo e já acompanham as novas tendências do setor – como a aceitação de pagamento contactless e QR Code. 

Os empreendedores que se atentarem a estas mudanças terão uma vantagem competitiva nos próximos anos. E, para quem tem dúvidas por onde começar, pode contar com as grandes empresas líderes em meios de pagamento com serviços e soluções cada vez mais modulares para ajudar instituições, de qualquer tamanho e em diferentes setores, a sair na frente. No universo do omnichannel ainda tem muito espaço.

*Rogério Signorini é diretor de produtos e-commerce da Fiserv América Latina

Últimas publicações

Imagem abstrata remete à tecnologia mostrando números e gráficos em meio a luzes
Press Release, Institucional

Fiserv firma acordo para aquisição da fintech brasileira Money Money

Mulher fazendo planejamento financeiro
Curiosidade

Planejamento financeiro para 2025: melhores dicas para organizar as finanças do seu negócio

Logo de Clover, que é um trevo de quatro folhas na cor verde
Press Release

Fiserv lança Clover, ecossistema de pagamentos, no Brasil

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector