Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Franquias
      Modelos de negócio para inovar ​e revolucionar o mercado de meios​ de pagamento
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Lorem

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.
  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

Hiperpersonalização no varejo: maximize vendas com dados

26.04.2023

Hiperpersonalização no varejo: maximize vendas com dados

Entender o que o consumidor quer (mesmo quando até ele não sabe exatamente o que) e quais são as suas principais necessidades para atendê-lo da maneira mais inteligente possível é a grande busca hoje não só do varejo, mas de todos os setores da indústria. Muitos deles estão investindo pesadamente em recursos de Inteligência Artificial para conquistar este conhecimento. A digitalização trouxe com ela uma avalanche de dados armazenados em nuvem que podem ser a chave para hiperpersonalização do consumidor, se bem interpretados e utilizados. 

A entrada nesse universo acontece a partir do momento em que nos damos conta de que a hiperpersonalização está mais no caminho da  principalidade do que da fidelização - ou seja, o consumidor busca boas e memoráveis experiências, mas prefere o que é mais significativo para ele e para a vida dele.

Imagine a seguinte situação: um consumidor entra em um site para comprar itens para um churrasco. Qualquer loja hoje vai apresentar a ele ofertas de cerveja para levar junto, certo? Mas, o que aconteceria se esse mesmo site soubesse que aquela pessoa não consome bebidas alcoólicas, busca uma vida mais saudável ou, até mesmo, prefere tomar um vinho verde de acompanhamento? E se soubesse que ele também está precisando de cebolas e pratos descartáveis? E que, ainda, ele tem um cachorro que não deixa nenhum entregador chegar perto da porta de entrada? Qual das duas opções agregaria mais valor a este consumidor? É nesse cenário que as empresas de tecnologia querem ajudar o varejista a chegar.

A tecnologia tem avançado muito em nosso favor para que o setor possa se dedicar menos a processos e aumentar o foco no consumidor. Otimizar áreas como gestão e logística ajuda, consequentemente, a reduzir os custos do varejista, dando a ele a possibilidade de investir em ações com benefícios a médio prazo como, por exemplo, na ominicanalidade.

Entre as grandes marcas que já investem na Inteligência Artificial combinada às suas próprias experiências, os resultados têm impressionado. A Amazon reportou que mais de 35% de suas vendas hoje ocorrem por meio de recomendações personalizadas. A tecnologia também proporcionou uma expressiva redução de horas trabalhadas nas áreas de logística, nos centros de distribuição e nos processos de separar e embalar pedidos, além da redução em mais de 50% nas taxas de fraudes e no aumento para 90% na precisão da previsão do comportamento da demanda. Inclusive, a hiperpersonalização é uma grande aliada deste último item, ajudando a melhorar o gerenciamento de estoques, a criar políticas mais eficientes de preços e a aumentar a eficiência operacional.

Outro ponto interessante é unir esse conhecimento ao atual cenário do país. No varejo, por exemplo, a redução do poder de compra dos brasileiros por conta da inflação exige mais crédito - alguns pontos, como taxas de juros mais baixas para o cartão de crédito e condições especiais para empréstimos bancários, estão sendo avaliados pelo governo neste momento. Mas, além de contar com as políticas públicas, como podemos usar os dados para oferecer modelos de crédito inteligente e tomar as melhores decisões para atender aos nossos clientes?

Modelos de créditos inteligentes 

A hiperpersonalização também permite usar modelos de crédito inteligentes para traçar estratégias de pagamento, cobrança, crédito ou até mesmo de produtos mais atraentes. O uso de dados pessoais para customizar experiências, no varejo, com informações sobre perfil de consumo, por exemplo, possibilita desenvolver um modelo de crédito baseado nas necessidades e no perfil dele para sugerir ou criar melhores opções de financiamento para pagar suas compras.

Esses modelos analíticos se baseiam em dados como: o que o consumidor costuma comprar, preferência por canal físico ou online, ou de forma integrada (omnichannel), com que frequência, qual a média de gastos mensal e qual é sua principal forma de pagamento, por exemplo, e assim personalizar produtos e serviços com a melhor forma de pagamento. Há consumidores que preferem parcelar, outros pagar à vista e outros com métodos que oferecem cashback, como em carteiras digitais. Segundo estudo realizado pela Opinion Box, somente em julho do ano passado, no Brasil, aplicativos de bancos e carteiras digitais chegaram a ter mais de 20 milhões de downloads. O estudo mostra que uma das vantagens mais citadas para justificar a preferência por carteiras digitais, é a oferta de cashback, apontada por 30% dos entrevistados.

Existem diversas soluções tecnológicas disponíveis que podem identificar perfis comportamentais e dados pessoais de consumidores. Adotar essas soluções é uma ótima investida para o varejo melhorar consideravelmente suas taxas de conversão, garantindo, consequentemente, a qualidade do produto, a satisfação e fidelização de clientes.

A Fiserv pode ajudar o varejista a implementar soluções inteligentes de forma simples e ágil, como canais de compras integrados, soluções de gestão integradas e uma diversidade de meios de pagamento por meio da plataforma Carat.

Siga a gente no LinkedIn, Twitter e Facebook e saiba como oferecer a melhor experiência ao consumidor.

Últimas publicações

Mulher usa a calculadora de um celular sentada à uma mesa no seu restaurante com o computador aberto e vários papeis
Inteligência Financeira

10 erros comuns na gestão financeira de negócios e como evitá-los

Interior de uma Loja Clover com revestimento em madeira e modelos da Clover expostos
Produtos, Mercado e Varejo

Loja Clover: Fiserv apresenta franquia física para transformar o varejo com inovação e tecnologia - Fiserv

Celular faz pagamento por aproximação com carteira digital

O futuro dos pagamentos: estratégias que vão além da tecnologia

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector