Este ano começa, para muitos varejistas, com a expectativa de que seja melhor que os últimos dois. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, as empresas aguardam por um período de retomada e buscam soluções para aumentar a produtividade e cativar os clientes por meio de novas experiências.
Os consumidores, por sua vez, estão repensando e avaliando estilos de vida, resultando em diferentes comportamentos, preferências e padrões de compra. Práticas sociais e ambientais, por exemplo, são temas cada vez mais importantes e as jornadas de compra estão mais flexíveis, alternando entre os canais físicos e digitais.
Estas mudanças no comportamento de consumo geram desafios e oportunidades aos varejistas, que precisam acompanhar as tendências e se adaptar à uma nova realidade. Por isso, a seguir, explicaremos o perfil dos consumidores, as oportunidades para o varejo e três estratégias de vendas para impulsionar os negócios em 2022.
Qual o perfil do consumidor em 2022?
Segundo estudo da WGSN, empresa global que pesquisa tendências de consumo, a nova realidade requer mais flexibilidade, resiliência e criatividade para lidar com o cenário pós-pandemia. A consultoria identificou três perfis de consumidores que estarão em destaque em 2022, são eles: estabilizadores, comunitários e novos otimistas.
Em suma, são pessoas mais conscientes, hiperconectadas, preocupadas com as suas comunidades locais e interessadas em experiências que proporcionem bons momentos. Por outro lado, estes indivíduos estão pressionados pelo tempo e sobrecarregados com o trabalho, priorizando a estabilidade em todos os aspectos da vida.
Estas características exigem maior atenção por parte das empresas para economizar o tempo dos consumidores e oferecer um ambiente que facilite a experiência de compra, seja no comércio online ou presencial.
Quais as oportunidades para o varejo?
Simplificar a jornada de compra é o conceito-chave para o desenvolvimento das marcas. Os consumidores desejam produtos que os façam se sentir bem e esperam o mesmo das experiências oferecidas.
Por isso, as instituições devem oferecer uma prática tranquila de consumo aos clientes. É importante, por exemplo, focar nos principais atributos dos produtos que se deseja vender. Pois, quando o cliente é bombardeado com muitas informações, aumentam as chances de ele perder o interesse na compra.
Outro ponto relevante é o crescimento do comércio omnichannel, capaz de reunir todos os canais da empresa e criar uma experiência de compra única e homogênea, seja na loja, online ou nos dispositivos eletrônicos.
Um comércio multicanal permitirá aos varejistas identificar brechas no mercado e ajustar os produtos de acordo. Os clientes, por exemplo, estão dispostos a pagar mais para receber os pedidos no mesmo dia e isso pode representar um diferencial para os negócios.
Três estratégias de vendas para 2022
Diante deste novo modo de consumo, separamos três estratégias em alta para atrair o interesse dos clientes e impulsionar as vendas:
Menos etapas: os consumidores estão exaustos. Por isso, simplifique o processo de compra, tanto nas lojas quanto online para fazer fluir as vendas.
Serviços sob demanda: os varejistas que disponibilizarem plataformas que permitam compras e entregas coletivas atrairão o público, assim como as marcas focadas nas entregas hiperlocais, aquelas em que os consumidores recebem seus produtos de forma mais rápida devido à proximidade com as empresas.
Live commerce: em alta, esta modalidade consiste em realizar transmissões ao vivo pela internet para vender produtos. O sucesso da prática está na oportunidade de ter uma maior interação com o consumidor, o que resulta em engajamento e, consequentemente, maior conversão em vendas.
Transforme a experiência de compra do cliente
Conhecer as tendências e modo de consumo dos clientes é o primeiro passo para destacar sua empresa no mercado, porém é preciso colocar em prática as orientações. Uma ótima maneira de atingir este objetivo é investir em soluções inovadoras de pagamento, que permitem simplificar a experiência do usuário.
A Fiserv oferece soluções completas de pagamentos e serviços financeiros, capaz de atender altas demandas, integrar canais e oferecer diversas alternativas de pagamento para que o consumidor escolha a mais adequada.
As opções vão desde o processamento de adquirência até o Carat, ecossistema omnichannel, que disponibiliza pagamentos em qualquer canal, realiza transações em qualquer dispositivo e aceita qualquer meio de pagamento, de forma segura e escalável, por um único ponto de entrada.
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