
Sabemos que oferecer a maior variedade de meios de pagamento é peça-chave para não perder vendas. Seja cartão de crédito, débito, boleto, link de pagamento ou carteiras digitais, o varejista está sempre atento para acompanhar as principais tendências do mercado, conquistando ainda mais consumidores de seus produtos e serviços.
Em 2022, o Pix continuará a ser destaque. Queridinho da população brasileira, foram mais de 348 milhões de chaves cadastradas e 1,6 bilhão de transações realizadas, quando o sistema completou um ano, em novembro de 2021, segundo dados do Banco Central (BC).
No varejo, o sistema Pix de pagamentos e transferências de valores tende a expandir ainda mais – nos primeiros três meses de 2021, os pagamentos via Pix representavam apenas 1,16% do volume total de transações realizadas no país, no segundo trimestre já representavam 2,16% das transações e a expectativa anunciada para o terceiro trimestre era de 3,4% das transações, caso os vetores de crescimento fossem mantidos -, segundo levantamento da consultoria Gmattos a ser retificada pelo BC.
Ainda de acordo com o estudo realizado pela Gmattos, a aceitação do sistema Pix de pagamentos instantâneos mais que dobrou no comércio eletrônico: no início do ano, 16,9% dos lojistas realizaram vendas utilizando o Pix e no final do segundo trimestre esse número já havia saltado para 40,7%. O que demonstra grande aceitação e engajamento por parte dos usuários.
Por isso, é preciso ficar atento a esta tendência para não perder vendas. A seguir, explicamos como implementar a modalidade entre os métodos de pagamento com a Fiserv e ainda o que está por vir.
O #Pix#SiTeF
A Fiserv, líder global em pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, oferece o SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos) para integrar o Pix ao seu comércio, amplificando sua oferta de meios de pagamento.
Como estamos ligados a diversas instituições financeiras e fintechs, atuamos de forma “agnóstica” em todos os canais de captura integrados com todos os Provedores de Serviço de Pagamento (PSPs), o que nos permite dizer que “somos trilhos” – nosso principal objetivo é levar a transação de um lado para o outro.
Por meio de uma plataforma de serviços Pix que integra as APIs (Interface de Programação de Aplicação, em inglês) de recebimento dos bancos às principais automações comerciais do mercado brasileiro, é possível aceitar as transações de pagamento instantâneo pelos estabelecimentos integrados ao SiTef.
Temos uma rede de mais de 130 mil estabelecimentos comerciais utilizando SiTeF e integrando mais de 400 mil pontos de venda (PDV). Estamos presentes em todo o Brasil com mais de um milhão de terminais de captura de credenciadoras que operam com a Fiserv, estando compatíveis com as soluções Pix homologadas.
A Fiserv, líder em soluções integradas com as software houses, disponibiliza sua plataforma aberta que aceita o Pix de múltiplas instituições e fintechs permitindo que o ponto de venda aceite mais esta modalidade de pagamento de maneira simples e configurável.
Converse com um de nossos parceiros certificados SiTeF e veja como é fácil aceitar Pix.