O pagamento é uma das etapas mais importantes na jornada de compra. Quando um consumidor tem o seu pagamento negado na hora da compra, a chance de abandono do carrinho é muito grande. Uma alternativa para aumentar a taxa de conversão em vendas é a Retentativa, uma funcionalidade, disponível em soluções de pagamentos, que reprocessa as transações que não foram concluídas. Mas, com a Normativa 21, estabelecida em julho deste ano, pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), que padroniza os códigos de negação de pagamentos, tanto no universo físico como online, as empresas de varejo devem prestar atenção às normas de cada bandeira nos casos de retentativa. Com isso, é possível evitar surpresas (sem eventuais punições) e tentar garantir as conversões, ou seja, efetivar a venda.
A negação de um pagamento acontece por diversos motivos, como falhas de conectividade, falta de limite do cartão do cliente, informações inseridas de forma incorreta, como o código de verificação do cartão (CVV) ou data de vencimento do cartão, entre outros.
Na Normativa 21, os códigos não permitidos para retentativas são: número do cartão não pertence ao emissor ou é inválido, cartão vencido, transação não permitida (capacidade do terminal), violação de segurança e comerciante inválido. Trata-se de uma medida de segurança, independentemente das vezes que tentarem aprovar a venda com diferentes adquirentes, a compra seguirá sendo negada, já que é uma prevenção bloqueada pelo banco emissor.
As principais bandeiras - Elo, Visa e Mastercard - contam com normas próprias. Para evitar penalizações, vale atentar-se e seguir corretamente as orientações de cada player.
Visa
- Prazo de 30 dias.
- O código reversível é a partir da 16ª tentativa, já o código irreversível a partir da 2ª tentativa.
- A tarifa doméstica é de U$ 0,10 + imposto e as tarifas estrangeiras de U$ 0,25 + imposto.
Mastercard
- Prazo de 24 horas a partir da 11ª tentativa.
- Tarifas são cobradas de acordo com a quantidade de tentativas excedidas.
Elo
- O prazo é de 24 horas a partir da 11ª tentativa.
- A tarifa é de R$ 0,80 por tentativa excedida.
É importante destacar que cada bandeira tem suas próprias regras e normas, por isso informar-se com antecipação é fundamental para melhor atender seus clientes e amenizar a perda de conversões. Em caso de dúvidas, entre em contato com a central de suporte ao cliente do banco emissor ou da bandeira contratada.