Estamos nos aproximando da data mais esperada para os varejistas: o Natal. Uma das estratégias para conversão de vendas que tem sido adotada tanto para estabelecimentos comerciais sem e-commerce, quanto para grandes varejistas, é o live commerce. Uma tendência iniciada na China e que vem revolucionando a experiência de compras. Por meio desse “comércio ao vivo”, proporcionado pelo streaming de lives, podemos humanizar a comercialização de produtos e serviços aumentando as chances de conversão e consolidação da marca, numa velocidade incrível.
No Brasil, grandes redes varejistas como o Magazine Luiza, Shoptime, Mercado Livre, Nestlé, Casas Bahia e Americanas investem nessa estratégia no e-commerce. Inclusive desde junho de 2020, o projeto Ao Vivo da Americanas disponibiliza aos vendedores (também conhecidos como sellers) de seu marketplace, uma plataforma para realização de lives para vender seus produtos. O programa, que já realizou mais de 400 transmissões e recebeu cerca de 10 milhões de visitas em dois anos, contribui para evoluir as taxas de conversão e recall de marca.
O sucesso promete e, para embasar, o levantamento realizado pela Opinion Box aponta que as vendas por transmissão ao vivo são uma tendência de grande potencial, pois 28% dos brasileiros já são adeptos às compras por esse meio.
Outro dado interessante é que, apesar de nunca terem feito compras por live, 35% dos entrevistados responderam que pretendem comprar dessa forma. O formato está caindo no gosto popular por alguns fatores, entre eles as ofertas dos cupons de desconto, recurso apontado por 61% dos consumidores que adotam a prática. Além disso, 54% dizem ter mais explicações sobre o produto quando usam o live commerce.
Considerando que os consumidores estão interagindo cada vez mais entre as lojas físicas e online, conforme a pesquisa “Carat Insights - Tendências de Meios de Pagamento para 2023”, 20% dos brasileiros costumam comprar em lojas físicas e online e a live pode ser uma oportunidade de atrair ainda mais os consumidores para essa jornada omnichannel, por exemplo. Para varejistas que têm lojas nestes dois ambientes, ainda é possível oferecer opções para a retirada do produto comprado na loja presencial e vice-versa.
Há diversos benefícios nesse formato de venda online, como o de apresentar os produtos de forma detalhada em um ambiente de entretenimento, e proporcionar ao cliente a chance de tirar dúvidas quase que em tempo real; algo que melhora significativamente a experiência de compra. Mas, exige planejamento, desde escolher os produtos ideais, estruturação de roteiro bem assertivo sobre os itens que serão oferecidos e explicar os benefícios de cada um deles até formas de entrega, prazos, garantias, descontos, ofertas relâmpago, benefícios e formas de pagamento.
Com isso, contar com uma estrutura robusta, que suporte um maior volume de transação num determinado período e ofereça diversos meios de pagamento é fundamental para aumentar a conversão.
Portanto, o live commerce é uma importante ação de interação e de fidelização da marca e uma grande oportunidade nesta época festiva e nas próximas datas sazonais em 2023. Se você é um seller, vale acompanhar as tendências e evolução do relacionamento com o cliente; se você for um gestor de Marketplace, saiba mais como podemos ajudá-lo a oferecer a melhor jornada omnichannel com o Carat.