
Os pagamentos por token são uma realidade e uma tendência no mercado, e, de acordo com um novo estudo da Juniper Research, o número total de transações de pagamento tokenizadas, globalmente, vão saltar de 680 bilhões em 2022 para mais de 1 trilhão até 2026, o que significa um crescimento de 58% nos próximos 4 anos. Este crescimento é atribuído às soluções de “um clique”, como Click-to-Pay (clique para pagar, em português), que usam tokenização de cartão em arquivo para armazenar as credenciais de pagamento de um cliente; permitindo que eles preencham automaticamente seus detalhes de checkout e concluam transações com um único clique.
A tokenização é uma experiência de pagamento digital mais segura pois protege as credenciais dos clientes quando armazenadas, substituindo dados confidenciais por valores de token que não possuem valor intrínseco. Ou seja, não envolve as informações de pagamento na operação para realizar um compra. Isso impede que agentes mal-intencionados tenham acesso a dados em caso de violação de dados.
Além de mitigar o comprometimento de dados sensíveis, essa tecnologia aprimora a experiencia de compra do consumidor, o que explica sua larga adoção pelos e-commerce. O crescimento dessa tecnologia está sendo impulsionado pela rápida adoção de soluções de compras com um clique no comércio eletrônico, a fim de reduzir o atrito, e por redes de cartões, que estão incentivando o seu uso em massa para melhorar as taxas de aprovação de pagamentos.
O relatório da Juniper prevê que o volume tokenizado no comércio eletrônico online e móvel crescerá 74% até 2026. O incremento será impulsionado pela crescente expectativa do cliente de uma experiência de checkout sem atrito. O que significa dizer sem processos morosos, complexos ou entediantes na experiência de compra que essa tecnologia oferece. Além disso, o crescimento também estará atrelado aos benefícios, o que inclui economia de tempo para o usuário final, eliminando a necessidade de inserir novamente as credenciais de pagamento na transação online
A pesquisa também identificou os pagamentos de IoT (Internet das Coisas) como sendo o que oferece o maior crescimento entre o mercado de tokenização nos próximos cinco anos, que devem chegar a 19 bilhões até 2027.
Com a diversidade dos meios de pagamentos, a tokenização é quem possibilita a compra com um clique, a aceitação de carteiras digitais – que só no Brasil são mais de 600 digital wallets diferentes – além da compra recorrente. Para os gestores de e-commerce que estão revisando toda a jornada de compra e querem levar mais inteligência ao seu negócio, a A Fiserv oferece o Carat, um ecossistema omnichannel que faz o processamento de tokens e está sempre acompanhando as tendências, seja oferecendo uma solução que tokeniza o cartão presencial para compras futuras online, com network tokenization (ou token bandeira) e ainda funcionalidades para garantir a compra por recorrência. Tudo para mais conversão e menos chargeback.