Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Franquias
      Modelos de negócio para inovar ​e revolucionar o mercado de meios​ de pagamento
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Lorem

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.
  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

Pagamentos invisíveis: o que é e por que se tornou tendência no mercado

16.11.2021

Pagamentos invisíveis: o que é e por que se tornou tendência no mercado

Imagine a seguinte situação do dia a dia: você acessa um aplicativo pelo seu smartphone, pede o seu almoço, após um tempo a refeição chega, você a recebe e seu pedido é concluído. Repare que durante toda essa jornada de compra não houve a necessidade de pegar o seu cartão, digitar a senha ou utilizar dinheiro para efetivar o pagamento. Tudo aconteceu de forma fluída e automática.

Esse é apenas um dos exemplos dos pagamentos invisíveis, tendência que vem crescendo cada vez mais no varejo com a digitalização dos meios de pagamento. Essas transações podem ser definidas como aquelas que não necessitam de ações específicas do cliente para acontecer, ou seja, o consumidor passa pela experiência de compra de maneira quase imperceptível, sem vivenciar aquele ato habitual de pagamento.

Esta prática está movimentando o mercado brasileiro e tem caído no gosto de milhões de pessoas que consomem produtos e serviços por meio de aplicativos e plataformas digitais. Este movimento tem influenciado grandes empresas a mergulharem no universo de tecnologia a fim de simplificar o processo de aquisição do consumidor e integrar todas as soluções necessárias para tornar o pagamento praticamente invisível. Isto porque essas transações contribuem na melhoria da experiência do cliente, ao reduzir atritos e otimizar uma etapa do processo de compra.

Exemplos de pagamentos invisíveis

Além do pedido de carro ou comida por aplicativo, também são exemplos de pagamentos invisíveis os streamings por assinatura, como Netflix, Spotify e Amazon, e os sistemas de pagamento automático de pedágios. Isto porque, ao usuário informar seus dados uma única vez, ele faz o pagamento destes serviços sem precisar realizar nenhuma outra ação, de forma automatizada.

Qual a diferença entre pagamentos invisíveis e pagamentos digitais?

Apesar de parecerem semelhantes, existe uma diferença básica entre os dois: no pagamento digital, ao chegar à etapa de finalização de compra, o consumidor precisa escolher o meio de pagamento e inserir seus dados para concluir a operação. Já no pagamento invisível não é necessário, pois tudo já está definido dentro da plataforma e com segurança. A grande vantagem desta prática é tornar menos burocrático e mais rápido o processo de compra. Em um mundo cada vez mais acelerado, isso ajuda a fidelizar o consumidor.

Os benefícios no varejo

Seja em ambientes físicos ou virtuais, já é possível notar esse movimento no varejo. O uso das carteiras digitais (e-wallets), por exemplo, é cada vez mais usual em estabelecimentos.

No e-commerce, por sua vez, o pagamento invisível ajuda a reduzir a taxa de desistências no carrinho, já que dispensa a necessidade de inserção de dados, tornando mais simples a operação com apenas alguns cliques. Isso contribui para o aumento do volume de vendas e maior satisfação dos clientes.

Uma empresa atualizada sobre os novos meios de pagamento sai na frente dos seus concorrentes e tem um caminho mais sólido para o crescimento do negócio.

A era da omnicanalidade

Diante da importância de proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente, as empresas precisam investir cada vez mais em um sistema omnichannel, capaz de integrar lojas físicas e online, a fim de atender as necessidades e expectativas dos consumidores e acompanhar as tendências do mercado.

Pensando nisso, a Fiserv oferece o Carat, um moderno ecossistema omnichannel, que disponibiliza pagamentos em qualquer canal, realiza transações em qualquer dispositivo e aceita qualquer meio de pagamento, de forma segura e escalável. O sistema está relacionado diretamente à ideia de oferecer uma boa experiência ao cliente, ajudando a fidelizá-lo no online e a aumentar os ganhos do negócio.

Além disso, o Carat integra em uma única plataforma soluções de multiadquirência, prevenção à fraude, análise de dados, gestão financeira e muito mais. Converse com um consultor e descubra como a Fiserv pode ajudar sua empresa na integração dos mundos digital e presencial. 

Últimas publicações

Mulher usa a calculadora de um celular sentada à uma mesa no seu restaurante com o computador aberto e vários papeis
Inteligência Financeira

10 erros comuns na gestão financeira de negócios e como evitá-los

Interior de uma Loja Clover com revestimento em madeira e modelos da Clover expostos
Produtos, Mercado e Varejo

Loja Clover: Fiserv apresenta franquia física para transformar o varejo com inovação e tecnologia - Fiserv

Celular faz pagamento por aproximação com carteira digital

O futuro dos pagamentos: estratégias que vão além da tecnologia

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector