
As vendas do varejo nacional em datas sazonais têm ganhado cada vez mais peso no e-commerce. Analisando dados do Natal de 2022, as vendas tiveram alta de 10,5% em relação à mesma data do ano anterior, segundo levantamento da Cielo. No comércio eletrônico, a alta foi de 18,4%, enquanto o faturamento do comércio presencial registrou elevação de 10%. Já no Dia das Mães, as compras no e-commerce cresceram 11,8%, mas as vendas totais caíram 4,2% - como revela a pesquisa Cielo.
Como a maioria da população brasileira tem celular, que disponibiliza diversos serviços 24 horas por dia, incluindo a opção de compras, com a evolução do e-commerce e dos meios de pagamento, o crescimento das compras online e da interação entre o ambiente físico e digital é inexorável. Isso é reflexo do desejo do consumidor de ter uma melhor experiência nos diversos canais de compra, com uma jornada omnichannel completa.
No segundo semestre deste ano, a Opinion Box e a Bornlogic realizaram uma pesquisa sobre a percepção do consumidor com omnicanalidade, a presença de vendedores nas redes sociais e inteligência artificial. A pesquisa revelou que 75% dos consumidores brasileiros esperam que as empresas tenham uma estratégia de atendimento ao cliente integrada em múltiplos canais de vendas.
O que o consumidor deseja no omnichannel
Os consumidores valorizam a conveniência, personalização, variedade de opções e facilidade para escolher, pagar e pegar seus produtos ou serviços. De acordo com o Relatório Anual do Engajamento do Cliente, realizado pela Twilio, os consumidores gastam, em média, 21% a mais quando as marcas personalizam a experiência e 66% abandonam aquelas que não oferecem experiências customizadas. Na etapa de pagamento, por exemplo, a busca é por um checkout transparente, que seja ágil e simplifique etapas.
Isso é comprovado com a preferência do uso Pix: dados levantados pela Fiserv nessa Black Friday apontaram que o e-commerce nacional apresentou um faturamento de R$ 67 milhões em transações por Pix. A proporção de transações pelo meio de pagamento na modalidade P2B (Person to Business) permaneceu constante durante a semana (de segunda a sexta-feira), com uma média de aproximadamente 9%.
Além disso, a pesquisa Carat Insights mostrou que os consumidores usam os canais digitais para pesquisar seus produtos, sendo que: 40% procuraram informação online e compraram online, 30% buscaram informação online e compraram em lojas físicas e apenas 18% procuraram informações em lojas físicas e fizeram as aquisições em loja física, constatando também a interação dos consumidores nos dois ambientes.
Como os meios de pagamento ajudam na jornada da experiência
Diante dessa realidade, pensando em ganho de escala, o varejista precisa contar com uma plataforma que ofereça soluções prontas para um checkout transparente, como o ecossistema omnichannel Carat da Fiserv.
Com o Carat, é possível realizar pagamentos com segurança, em qualquer lugar e com qualquer método de pagamento e dispositivo. Oferecer uma gama de opções de meios de pagamento, como como Pix, carteiras digitais, cartões de crédito e débito, aproximação, private labels, vouchers, entre outros, é essencial e necessário para aumentar o poder de escolha do consumidor.
Conheça o Carat e as soluções disponibilizadas pela Fiserv no Brasil navegando pelo nosso site e acompanhe mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, e Facebook.
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