
Apesar da redução, nos últimos meses, dos impactos da pandemia no dia a dia das pessoas, o cenário global do comércio, varejo e serviços financeiros não será mais o mesmo. O comportamento dos consumidores está mudando rapidamente, impulsionado pelas novas demandas da sociedade.
Entre as principais tendências que vieram para ficar, está o crescimento do comércio eletrônico e dos mercados digitais. Hoje, o segmento de marketplaces já ocupa 78% de participação do comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer), segundo o Ebit|Nielsen. Mas quais são as novidades tecnológicas que devem impulsionar o setor no futuro?
O varejo do futuro
Experiências de comércio inovadoras são a principal tendência para o varejo nos próximos anos. São soluções como o checkout sem caixa, compras online e em lojas físicas e compra de produtos por meio redes sociais.
Na busca por novas maneiras de impulsionar os negócios, empresas estão apostando cada vez mais em tecnologias como assistentes virtuais e interações por voz. O comportamento de compra dos consumidores também está mudando: transações online e serviços de entrega a domicílio tornam-se preferência da população.
Tecnologia e serviços financeiros: o que há de novo
Grande parte das inovações no varejo está relacionada à ampliação do leque de meios de pagamento disponibilizado aos clientes.
No comércio físico ou em plataformas digitais, varejistas expandem o investimento em sistemas de pagamento online e contactless, sempre buscando oferecer mais comodidade, conveniência e melhores experiências de compra ao consumidor.
Como a Fiserv está inovando no mercado
Líder global em pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, a Fiserv está à frente deste movimento global de inovação. O Carat, mais recente lançamento da empresa, chega para atender grandes e médios varejistas e transformar as experiências no comércio.
O novo ecossistema de soluções de comércio omnichannel da Fiserv integra, em um único ambiente, canais de pagamento, inteligência, gestão e sistemas de segurança e de prevenção a fraude. Com o Portal do Cliente Carat é possível ainda consultar de forma simultânea as vendas presenciais e on-line; ou seja, acompanhar, em tempo real, as informações sobre vendas em cada ponto de contato e os pagamentos em recorrência, além de gerar relatórios de performance e links de pagamento para fechar negócios via WhatsApp ou redes sociais.
Saiba mais sobre o Carat, tecnologia pioneira no mercado.