
O modelo de negócios por meio de marketplace B2B nada mais é do que a comercialização de produtos de empresas para empresas.
Por exemplo, uma indústria alimentícia que vende seus produtos para uma rede de supermercados ou uma indústria de máquinas agrícolas que vende para um produtor rural está realizando um negócio B2B.
A grande vantagem é proporcionar aos parceiros, varejistas e distribuidores flexibilidade e agilidade no gerenciamento de pedidos por meio de canal de vendas online disponível 24 horas, durante os sete dias da semana.
De acordo com a segunda edição do relatório State of Commerce, desenvolvido pela Salesforce, em 25 países, incluindo o Brasil, trazendo insights sobre como as empresas B2B e B2C estão se adaptando, entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período de 2022, as vendas online de empresas B2B cresceram 95%, enquanto as B2C, aumentaram 44%.
O mesmo relatório aponta que as empresas que estão no e-commerce B2B estão buscando criar experiências de vendas mais satisfatórias.
Isto inclui plataformas de marketplace, nas quais compradores e vendedores se conectam diretamente: 33% dos entrevistados afirmam que lançar seu próprio marketplace é uma prioridade para os próximos dois anos.
O ambiente B2B está percebendo que o universo online traz capilaridade e aumenta a visibilidade das marcas e, por consequência, o volume de pedidos.
Neste tipo de negócio, o varejista precisa ter uma visão integrada das informações financeiras dos diversos canais de venda utilizados para ter o controle eficiente de suas operações.
A Fiserv disponibiliza a solução de conciliação das vendas de forma automática e simplificada.
Por exemplo, a ferramenta concilia as vendas que entram, os recebimentos previstos e até os pagamentos.
Isso otimiza processos e traz segurança para as empresas de varejo, que conseguem gerar relatórios e dashboards para a realização da previsão do fluxo de caixa.
É possível fazer consultas, antecipações e cancelamento de vendas entre outras informações que facilitam a gestão financeira e a sua tomada de decisão.
Quais setores têm adotado o marketplace B2B?
Alguns setores têm se destacado, como distribuidores de autopeças, bebidas e setor de saúde.
Neste segmento destaca-se a Colgate-Palmolive, que lançou sua plataforma de e-commerce B2B em 2019, dedicada em especial aos pequenos e médios varejistas revendedores da marca, com objetivo de fortalecer a parceria com seus clientes, disponibilizando agilidade e atendimento em tempo integral.
O Brasil foi o piloto para facilitar o acesso aos produtos da marca e a reposição de estoques 24 horas por dia, inclui a Loja Colgate, voltada para pequenos supermercados, e o Colgate Pro, um ecossistema para dentistas.
Além da reposição fluida de estoques, sem necessidade da presença de representantes de venda, as requisições podem ser feitas a qualquer momento entre o site e os ERPs de diferentes vendedores.
Sua segunda plataforma oferece agilidade na compra de produtos de uso de consultório, podendo ser realizada em qualquer horário e também sem necessidade de um representante.
Segundo a companhia, em entrevista para o Baguete, a implementação já proporcionou um aumento de 800% na carteira de clientes digitalizados, além de acesso a todo seu portfólio de produtos de oral care.
Já a Ambev, que oferece o seu próprio serviço de vendas digitais para bares e restaurantes “Bees”, abriu o seu marketplace também para produtos de outras empresas do ramo alimentício.
Até o fim do primeiro trimestre de 2022, o volume bruto de mercadorias vendidas anualizada alcançou R $1,2 bilhão.
Neste ritmo, em pouco tempo o e-commerce B2B estará muito próximo do que hoje é o B2C, oferecendo uma total variedade de produtos, serviços, opções de crédito e de pagamento.
Principais benefícios do marketplace B2B
Prover um marketplace B2B significa aumentar a exposição de seus produtos e serviços a milhares de compradores, bem como ampliar as vendas com baixo investimento e pouco esforço.
Mas é importante lembrar da necessidade de uma equipe de vendas técnica, ou seja, que dê suporte às vendas, principalmente nas questões mais especializadas.
Além disso, para que a disponibilização do marketplace traga mais inteligência ao negócio, é importante contar com um conciliador que facilite a integração de canais, otimizando informações de maneira eficiente e simplificada, acelerando jornadas e processos de vendas e desenvolvendo uma logística eficaz.