Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    • icon
      WhatsApp Pay
      Clientes Fiserv Brasil já podem vender e receber pagamentos no WhatsApp Business
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Lorem

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.
  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

Mais opções, agilidade, segurança e incentivos: tendências 2021 para os meios de pagamento

18.03.2021

Mais opções, agilidade, segurança e incentivos: tendências 2021 para os meios de pagamento

Os consumidores querem, cada vez mais, opções de pagamento múltiplas e fáceis de usar para pagar suas contas, seja utilizando cartões de débito ou crédito, seja utilizando outras maneiras. A demanda por essas inovações segue evoluindo, pressionadas por um horizonte desafiador para as finanças pessoais. Esses são alguns dos insights trazidos pela pesquisa Expectativas & Experiências do Consumidor 2021, elaborada pela Fiserv com consumidores norteamericanos.

Além de mais opções de meios de pagamento, os clientes desejam melhor acesso às suas contas regulares, sinalizando para que os bancos que gerenciam seus compromissos invistam mais em tecnologias nesse sentido. Em resumo, querem ter mais poder de escolha e gestão. Demandam ainda que as transações em tempo real sejam, de fato, instantâneas - 51% querem receber a confirmação da operação imediatamente.

O uso de pagamentos via mobile ou digital continuará crescendo. O primeiro cresceu de 40% para 45% de preferência entre todas as gerações entrevistadas, na comparação de 2020 com 2019. Para este ano, contas físicas, aquelas que chegam por debaixo da porta, deixam cada vez mais de ser uma opção para os consumidores. Cerca de 28% das pessoas, especialmente os mais jovens, solicitaram que pelo menos uma de suas contas passasse a ser enviada apenas de forma digital.

Gerações mais antigas também sinalizam migração para o digital

Em 2020, 46% dos consumidores considerados sêniors, com mais de 60 anos, utilizaram contas digitais. No ano anterior, esse patamar era de 40%. Já pagamentos automáticos atingiram 79% de utilização.

Em geral, 55% dos consumidores estão dispostos a abandonar as contas de papel, desde que recebam incentivos para isso como cashback, promoções, programas de fidelidade ou até mesmo destinação de parte dos recursos para instituições de caridade.

Oportunidade de educar os clientes para apresentar opções P2P

A pesquisa Expectativas & Experiências do Consumidor 2021 da Fiserv mostra que a maioria dos consumidores desconhece se sua instituição bancária principal permite transferências do tipo P2P - como o PIX, no Brasil. Cerca de 47% disseram não ter certeza, sendo que esse sentimento foi relatado majoritariamente por pessoas com mais de 50 anos. Para os que utilizam a opção, rapidez e segurança são pilares fundamentais. Cerca de 70% espera que os recursos sejam transferidos em até 1 hora.

Tanto para transações P2P, como débito em conta corrente, pagamentos em recorrência e outras formas de autopay, o estudo revela a oportunidade para que as instituições bancárias atuem na educação financeira de seus clientes, apresentando as vantagens de cada meio de pagamento.

Um ano ainda mais desafiador

As entrevistas que subsidiaram o material foram realizadas no último trimestre de 2020 e refletem muito das preocupações dos consumidores acerca do seu futuro financeiro e do impacto da pandemia de Covid-19 em suas vidas. Honrar todos os compromissos do mês tem se tornado cada vez mais desafiador para 38% das pessoas, especialmente para as novas gerações (Z e Millenials).

Em um cenário em que não é mais possível arcar com todos os pagamentos mensais, os consumidores estão priorizando serviços considerados essenciais como eletricidade (69% consideram prioridade), aluguel ou parcela do imóvel (64%), telefonia móvel (33%), água (25%), combustível (23%) e internet (22%).

Confira os principais destaques das descobertas do estudo clicando aqui (em inglês).

Últimas publicações

Imagem abstrata remete à tecnologia mostrando números e gráficos em meio a luzes
Press Release, Institucional

Fiserv firma acordo para aquisição da fintech brasileira Money Money

Mulher fazendo planejamento financeiro
Curiosidade

Planejamento financeiro para 2025: melhores dicas para organizar as finanças do seu negócio

Logo de Clover, que é um trevo de quatro folhas na cor verde
Press Release

Fiserv lança Clover, ecossistema de pagamentos, no Brasil

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector