
Diante do avanço da vacinação, o aumento do otimismo e a expectativa para a retomada da economia, a expectativa de retomada de ritmo do varejo é alta. Apenas para o Dia das Mães, celebrado no último dia 9, a estimativa para o varejo era de um faturamento de R$ 12,1 bilhões, segundo projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
O número aponta para um cenário mais positivo em relação ao ano anterior, também em meio a pandemia. Em 2020, o faturamento alcançou R$ 8,2 bilhões, uma queda de 33% frente a 2019. Para este ano, deve haver alta de 46%, seguindo a análise.
Diante desta realidade de reaquecimento da economia, varejistas que contam com uma solução de Gestão Financeira para gerir seus negócios saem na frente, ao conseguirem alcançar níveis superiores de gestão financeira. Com a ferramenta é possível consolidar e conciliar, de forma simples e automática, informações financeiras de todos os canais de venda da sua empresa, independente do porte.
Para saber mais, leia o blogpost Gestão Financeira: a solução para simplificar seu negócio
Como funciona o processo?
- Conciliação de Vendas (1º Nível): Nesta etapa, a Gestão Financeira vai confirmar as informações de venda originárias do estabelecimento comercial com a contrapartida que a Rede Autorizadora reconheça como realizadas. O resultado dessa conciliação permite identificar todas as transações que foram realizadas de fato;
- Conciliação Financeira (2º Nível): Em seguida, a ferramenta vai confirmar se valores previstos de pagamento pelas Redes Autorizadoras serão efetivamente depositados, levando em consideração os eventos que podem estar associados ao pagamento. Entre eles, taxas, despesas e lançamentos débito/crédito;
- Conciliação Bancária (3º Nível): Por fim, a Gestão Financeira vai assegurar que os pagamentos informados pelas Redes Autorizadoras (liquidantes) serão realizados de acordo com o valor que o banco informar ter sido depositado, seguindo uma visão detalhada.
Independentemente do tamanho de seu negócio, a Gestão Financeira confirma se está tudo certo e ainda verifica se as taxas e prazos negociados junto às Redes Autorizadoras estão sendo cobradas corretamente
Principais casos de uso da Gestão Financeira
- Pequeno porte: ideal para varejistas de pequenas lojas e donos de bares e restaurantes, que precisam de um contador ou tem dificuldade em validar se todas as suas transações estão sendo pagas corretamente e com as taxas corretas;
- Médio/grande porte: destinado a supermercados e redes de lojas, por exemplo, com a capacidade de conciliar um alto volume de transações, oferecendo uma visão clara do fluxo do caixa futuro e o total a receber em cada mês. É possível ter uma ideia precisa sobre as possibilidades para antecipação de recebíveis, empréstimo, investimentos e até mesmo adiantamento a fornecedores e funcionários. Também é ideal para quem trabalha com várias bandeiras, taxas, adquirentes e canais de venda e deseja ter uma visão consolidada e automática de todos os pagamentos.
- Grande porte: voltado a empresas com alto volume de dados. Com a Gestão Financeira, é possível consolidar os valores de forma automática e integrada com seu sistema/ERP, garantindo análises mais completas de seu negócio.
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