
Se você é da geração do smartphone, provavelmente nunca viu uma plaquinha que costumava ser fixada na parede atrás do caixa dizendo “não aceitamos fiado”. Durante décadas, antes das possibilidades abertas pela internet e quase sem cartões de crédito, a única forma de compra era presencial e basicamente utilizando dinheiro ou cheque - as opções de crédito eram o “pré-datado”, cheques com datas futuras e pouco comum para pequenos valores, o crediário (ainda usado hoje) e a venda “fiada” na caderneta, baseada na confiança que o varejista tinha do cliente para que ele pagasse posteriormente.
Hoje, o cartão de crédito é o principal meio de parcelamento de compra dos consumidores. Em 2022, as transações em cartão totalizaram 3,31 trilhões de reais, com aumento de 24,6% em relação a 2021. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Mas em um mercado com um crescente leque de opções de canais e de métodos de pagamentos, é de se esperar que os consumidores passem também a utilizar outras maneiras de fazer compras ou pagar.
Segundo pesquisa da ‘Carat Insights - Tendências dos Meios de Pagamento para 2023’, 73% dos consumidores mudaram a forma de fazer compras ou pagar no último ano. As principais mudanças foram comprar mais vezes em lojas online (77%) e incorporar novos meios de pagamento (42%).
Nos últimos dois anos, o Pix e a carteira digital aceleraram ainda mais essa mudança de comportamento nas compras e nos pagamentos. Em 2022, a modalidade de pagamento instantâneo movimentou 10,9 trilhões de reais em 2022, segundo levantamento do Banco Central (BC).
Já as carteiras digitais estão presentes nos celulares de 61% dos brasileiros, sendo praticidade e confirmação instantânea como principais critérios de preferência para os consumidores. Os dados são da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Nesta onda de diversidade de meios de pagamento e de canais de compra (e-commerce, redes sociais e lojas físicas), vence quem oferecer mais conveniência, praticidade e segurança ao cliente.
O consumidor, com mais opções e facilidades, quer encontrar uma jornada de compras suave, sem obstáculos, podendo optar agilmente por diversos canais de compra, de recebimento do produto ou serviço e, também, pelos meios de pagamento. Assim, é essencial que o varejista ofereça o maior número possível de opções para os seus clientes.
Acompanhando essa tendência, a Fiserv apoia a transformação digital do varejo e a unificação de experiências omnichannel de nossos clientes. A empresa oferece ao mercado, com ótimo desempenho, o ecossistema omnichannel Carat, com soluções prontas para ajudar empresas a impulsionarem seus negócios, vendas e experiências de compras.
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