Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Capital de giro
      Crédito rápido, flexível, simples de contratar e feito sob medida para diversos tamanhos de operação
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Franquias
      Modelos de negócio para inovar ​e revolucionar o mercado de meios​ de pagamento
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      SiTef
      Solução robusta com alta disponibilidade e agilidade nas transações para atender aos mais variados perfis de negócio.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Crédito rápido, flexível, simples de contratar e feito sob medida para diversos

    tamanhos de operação

    Lorem

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

Compras online e omnichannel ganham força no Brasil

24.11.2022

Compras online e omnichannel ganham força no Brasil

Brasileiros mais digitais, é o que revela a segunda edição da pesquisa “Carat Insights - Tendências dos Meios de Pagamento para 2023”, da Fiserv, líder global em tecnologia de pagamentos e serviços financeiros. 

Os hábitos de compras dos brasileiros têm mudado ao longo dos anos, cada vez mais migrando para o online e incorporando outros meios de pagamento. Quase nove em cada dez entrevistados já compraram no canal online pelo menos uma vez por mês e 67% afirmam que nos próximos 12 meses vão comprar muito mais pela internet. Na última edição da pesquisa, essa intenção de compra era de 54%.

Apesar disso, os brasileiros não renunciam à loja física. Segundo o levantamento, 44% dos respondentes têm o hábito de comprar uma vez por semana em lojas físicas, 29% no e-commerce e 20% em lojas integradas, a chamada experiência omnichannel.

Cresce experiência do consumidor no omnichannel

O Clique & Retire (ou pick-up store), que envolve “comprar online e retirar na loja física”, ganhou mais destaque na segunda edição de ‘Carat Insights’. Nos últimos 12 meses, 69% compraram em loja online para retirar em loja física (no ano passado era 48%) e 53% compraram online e fizeram troca em loja física. Isso demonstra o fortalecimento e pré-disposição dos brasileiros para experiências omnichannel.

A pesquisa também aponta que, para os entrevistados, as compras online têm mais vantagens do que as compras presenciais. 70% dizem que promoções e ofertas são melhores no e-commerce, bem como a facilidade de encontrar produtos e descontos (68%), variedade de produtos (63%) e disponibilidade de informações (56%). Na loja física a grande vantagem, segundo 54% dos entrevistados é a facilidade de troca e devolução.

Experiência de compra invisível

Ainda atrelado à experiência omnichannel, a pesquisa constatou que quatro em cada dez entrevistados já tiveram uma experiência de compra invisível, ou seja, quando não é necessário incluir os dados de um meio de pagamento a cada solicitação de serviço ou compra. Para que isso aconteça, é necessário que o gestor de inovação (ou de e-commerce) tenha o recurso de tokenização incorporado ao seu e-commerce ou aplicativo, tornando o pagamento uma etapa sem atrito.

Meios de pagamento nos próximos dez anos

De acordo com o levantamento, os entrevistados acreditam que nos próximos dez anos o Pix (87%), a carteira digital (80%), o QR Code (78%) e o pagamento por aproximação de celular ou smartwatch (76%) serão os meios de pagamento mais frequentes. Já o pagamento no caixa da agência bancária ou lotérica (56%), dinheiro vivo (50%) e TED ou DOC (46%) devem ser reduzidos; ou seja, já uma preferência pelos meios de pagamento digitais.

Atualmente, três em cada quatro entrevistados informam fazer menos uma transação com o Pix por semana e 64% do total de respondentes veem o pagamento instantâneo como uma modalidade na qual é possível negociar valores ou descontos. 

Acesse aqui a pesquisa na íntegra.

Últimas publicações

Homem usa calculadora na mesa do escritório para calcular redução de custos da empresa
Inteligência Financeira

10 estratégias de redução de custos para sua empresa

Plenária do Forum Fiserv Latam 2025 no Rio de Janeiro
Tendências, Institucional

Fiserv Forum Latam 2025: tendências que vão transformar o setor financeiro e varejista

Cristo Redentor iluminado em laranja para celebrar o Fiserv Forum Latam 2025
Institucional

Fiserv Forum Latam chega ao Brasil pela primeira vez

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector