Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Fiserv Logo
  • Quem atendemos
    • Varejo
    • Instituições Financeiras
    • icon
      Adquirência
      Tecnologia de ponta para vender mais e impulsionar o seu negócio.
    • icon
      Carat
      Ecossistema omnichannel para oferecer a melhor jornada para seus clientes.
    • icon
      Pix
      Integre o seu negócio e simplifique a aceitação do Pix de forma rápida.
    • icon
      Software Express
      Inovação e novas experiências de pagamento para pessoas e empresas.
    • icon
      WhatsApp Pay
      Clientes Fiserv Brasil já podem vender e receber pagamentos no WhatsApp Business
    Lorem Ipsum

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Lorem

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    Novos meios de pagamento

     

    O Pix será o meio de pagamento mais comum entre os brasileiros em um intervalo de 10 anos.

    • icon
      Processamento de Adquirência
      Muito além do processamento, oferecemos serviços e soluções para agregar valor à sua operação.
    • icon
      Processamento de Emissão
      Uma experiência digital moderna e segura, com um modelo flexível e processos simplificados.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.

    Mobile e internet banking

     

    70% dos brasileiros mudariam de instituição se não pudessem contar com boa interação via celular ou computador.
  • Insights
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

A nova era dos aplicativos de delivery de alimentos no Brasil

30.09.2022

A nova era dos aplicativos de delivery de alimentos no Brasil

Artigo publicado no Mercado & Consumo 

A evolução do delivery no Brasil está estreitamente associada ao crescimento das grandes cidades, que tornou impossível o tradicional almoço com a família, e mais recentemente também pelo impulso da pandemia. Grandes redes de alimentação, principalmente aquelas baseadas em shoppings center, pouco ou nada dedicavam às entregas, que representavam de 4% a 6% das vendas totais, segundo as próprias empresas - ou então nada, para os restaurantes no modelo de self-service.

A busca acelerada por soluções de imediata aplicação foi um dos principais vetores que levaram à forte concentração dos aplicativos de pedidos hoje registrada no mercado, com uma empresa que estava melhor capitalizada e tecnologicamente preparada ocupando todos os espaços possíveis.

Mas, uma outra tendência que se consolida ao longo dos últimos anos gera um conflito com os aplicativos terceirizados: os clientes precisam ser tratados, cada vez mais, individualmente, atendidos em suas demandas e preferências.

Para os restaurantes, conhecer os hábitos de consumo e as preferências de seus clientes é essencial para a elaboração do cardápio, do porcionamento das refeições e, principalmente, para o planejamento das ações de marketing e fidelização.

E assim começaram a surgir os aplicativos próprios, visando a administração do CRM, e que se somam a outros canais de venda, como webpages, totens digitais, marketplaces e aplicativos terceirizados - só destes, existem cerca de 60. E um novo problema: como administrar as múltiplas entradas de pedidos e os vários meios de pagamento? E como gerir o fluxo de receitas?

A necessidade de gerir a sua base de clientes se tornou um imperativo tão forte que alguns dos principais concorrentes do mercado de fast-food, entre os quais McDonald´s, Outback, Giraffas, Pizza Hut, Rei do Mate, China in Box, KFC, Jin Jin, Montana Grill e Spoletto se uniram e investiram algumas dezenas de milhões de reais para a criação de plataforma de delivery comum a todos eles.

Trata-se da Quiq, em estágio de desenvolvimento, solução aplicável a qualquer restaurante, mas inicialmente orientada para as grandes redes de franquia, que tem como um dos objetivos concentrar a demanda dos originadores de pedidos em um só lugar, especialmente porque a ferramenta será interna dos restaurantes, o que implica deter a 'inteligência do cliente'.

Existem outras boas soluções no mercado, já testadas e desenvolvidas, que representam um investimento muito menor, viáveis para empresas e restaurantes de todo porte. São as soluções integradoras ou omnichannel, capazes de gerenciar pagamentos, canais e adquirentes em tempo real, além de suportar a gestão da própria empresa.

Não estamos mais falando de tendências, e sim de uma nova realidade de mercado, imposta pelos consumidores. Chega primeiro, aquele que consegue, sobretudo por meio de dados e inovações, ofertar ao cliente a melhor experiência. Afinal, estamos em constante transformação e quem não atender a esta demanda, arrisca-se a ser engolido pelo mercado.

Giuliana Plastina Cestaro é diretora de Produtos E-commerce da Fiserv para América Latina.

Últimas publicações

Imagem abstrata remete à tecnologia mostrando números e gráficos em meio a luzes
Press Release, Institucional

Fiserv firma acordo para aquisição da fintech brasileira Money Money

Mulher fazendo planejamento financeiro
Curiosidade

Planejamento financeiro para 2025: melhores dicas para organizar as finanças do seu negócio

Logo de Clover, que é um trevo de quatro folhas na cor verde
Press Release

Fiserv lança Clover, ecossistema de pagamentos, no Brasil

Precisa de ajuda para encontrar a melhor solução para o seu negócio?

Entre em contato

 

  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • instagram
  • Institucional
  • Sobre Nós
  • Sustentabilidade
  • Carreiras
  • Imprensa
  • Insights
  • Ouvidoria
  • Produtos
  • Software Express
  • Bin
  • azulzinha
  • Serviços
  • Parceiros
  • Desenvolvedores
  • Portal do Cliente
  • Legal
  • Contrato de Credenciamento
  • Mandato e Condições Gerais de Cessão
  • Relatório de Transparência Salarial

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. – Credenciador – CNPJ 04.962.772/0001-65 - Av. das Nações Unidas, 14.171. A marca Bin e as marcas Software Express são de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

© Fiserv, Inc. or its affiliates. Fiserv is a registered trademark of Fiserv, Inc. fiserv.com

  • Política de Cookies
  • Politica de Privacidade
  • Termos de Uso
  • SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

Site Selector