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Black Friday 2024: intenção de compra e oportunidades para o varejo

07.10.2024

mulher sentada no sofa olhando para o tablet com uma sacola de compras ao seu lado

A Black Friday já se consolidou como uma das datas mais aguardadas pelo varejo em todo o Brasil. Originada nos Estados Unidos, essa ocasião se tornou um dos maiores eventos de vendas no mundo, marcada por grandes descontos e promoções que atraem a atenção de consumidores que buscam por boas oportunidades. Nos EUA, é um dos períodos mais lucrativos para o comércio, abrangendo todos os setores da economia, de grandes redes a pequenos negócios. No Brasil, apesar dos desafios, também está em constante crescimento, tornando as expectativas altas para a Black Friday 2024.

Uma economia mais aquecida aliada à expectativa de descontos e vantagens de compra como frete grátis, entrega rápida e pagamentos flexíveis fazem com que parte dos brasileiros realmente se preparem para comprar nesta ocasião, enquanto outra fatia ficará de olho nas oportunidades, mantendo-se aberta para compras não programadas. Confira mais sobre esse panorama a seguir:

Como o brasileiro se prepara para a Black Friday 2024

A pesquisa “Panorama do consumo - Black Friday 2024”, divulgada pela Globo, revelou que 39% dos consumidores estão se planejando e pretendem comprar durante a data, enquanto 40% ainda estão indecisos e 21% afirmam não ter intenção de participar. Interessantemente, mesmo entre os que não têm intenção inicial de compra, 91% se mostram dispostos a realizar aquisições não planejadas. Entre os consumidores das classes AB, 56% já declararam que pretendem comprar na Black Friday, o que representa o maior índice entre as classes. Além disso, dentro do público que não está se planejando, 58% fariam uma compra não planejada.

A pesquisa indica que para convencer consumidores a fazer uma compra não planejada na Black Friday 2024, descontos acima de 50% são o principal atrativo, com 49% dos indecisos e 28% dos que não pretendem comprar sendo influenciados. Frete grátis também é um fator relevante para 38% dos indecisos e 19% dos que não pretendem comprar. Outros incentivos incluem opções de pagamento facilitado, que atraem 19% dos indecisos e 9% dos que não planejam comprar.

A oportunidade de se presentear ou presentear outra pessoa e adiantar compras de Natal também são mencionadas como possíveis fatores influenciadores. Por outro lado, 42% dos que não pretendem comprar afirmam que nada os faria realizar uma compra não planejada.

Os principais métodos de pagamento para a Black Friday 2024

Entender quais são os métodos mais utilizados pelos consumidores é essencial para que as empresas possam adaptar suas estratégias e oferecer opções que atendam às necessidades de seus clientes, garantindo mais eficiência nas transações. De acordo com a pesquisa da Globo, os três principais meios de pagamentos que serão utilizados para realizar compras na Black Friday 2024 são os cartões de crédito, Pix e o cartão de débito.

Cartão de crédito 

Este meio de pagamento permanece na liderança, sendo a escolha de 48% dos entrevistados. A principal razão para a sua popularidade é a possibilidade de parcelamento, que facilita a compra de itens de maior valor sem comprometer o orçamento do consumidor. Muitos consumidores também aproveitam programas de recompensas de milhas oferecidos pelas operadoras de cartão.

Pix

Em segundo lugar, o Pix - utilizado por 41% dos entrevistados -, segue crescendo em popularidade. Sua agilidade e simplicidade nas transações, além de benefícios como cashback e descontos exclusivos, fazem com que muitos consumidores prefiram esse método. O Pix também oferece um processo seguro e instantâneo, o que contribui para sua ampla aceitação no mercado.

Cartão de débito

Com 21% da preferência, o cartão de débito fica como o terceiro meio de pagamento favorito para as compras da Black Friday 2024. Embora não ofereça a flexibilidade do crédito, ele ainda se destaca pela sua simplicidade, rapidez e segurança de pagar diretamente com o saldo disponível. Ele também é associado a benefícios como cashback, tornando-o uma opção atraente para muitos consumidores.

Os principais canais de vendas para a Black Friday 2024

A integração dos canais de vendas vem se tornando cada vez mais importante para alavancar as vendas, atingir novos públicos e regiões e oferecer mais possibilidades aos consumidores. 

E-commerce

O ambiente digital facilita o acesso às promoções, permitindo que os consumidores explorem uma variedade de ofertas sem precisar sair de casa. Uma das grandes vantagens do e-commerce durante a Black Friday 2024 é a possibilidade de comparar preços e condições de pagamento de forma rápida e prática, otimizando o processo de decisão. Vale destacar que o comércio online oferece uma gama diversificada de métodos de pagamento, proporcionando maior flexibilidade e conveniência ao consumidor. 

Lojas físicas

As lojas físicas continuam tendo um papel essencial na Black Friday, pois muitos consumidores ainda preferem buscar por produtos de forma que possam tocar, experimentar e analisar de perto. O pagamento em lojas físicas também está cada vez mais modernizado, oferecendo uma experiência de compra rápida, prática e segura. 

Omnichannel

A integração entre o e-commerce e as lojas físicas é uma estratégia poderosa para as empresas. Essa abordagem permite que o cliente transite de forma contínua entre dois ambientes, proporcionando maior conveniência. As empresas podem oferecer a opção de comprar online e retirar na loja física, por exemplo, além de disponibilizar descontos exclusivos para quem utiliza tanto o site quanto a loja física, atendendo às diferentes preferências dos consumidores.

Como a Carat ajuda nos canais de vendas

O Carat, robusto ecossistema de pagamentos omnichannel da Fiserv, é integrado ao SiTef® (Sistema de Transferência Eletrônica de Fundos) e conta com soluções para ajudar no impulsionamento das empresas e de suas vendas. Ele oferece benefícios para os consumidores com flexibilidade na escolha do canal de compra e, para o varejo, uma gestão mais eficiente com visão completa e integrada das vendas físicas e online.

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Leia mais sobre meios de pagamentos:

Fiserv Insights: relação dos brasileiros com o Pix e a oportunidade para o varejo

Diferenciais do Carat para foodservice

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